Trabalhos 2019/2020

Escola Sec. Francisco Franco (Funchal)

Atividade:  Painel dos Alimentos | Sal (todos os escalões)

Escalão: 3º escalão: ensino secundário, profissional e superior

Número de participantes:
20

Idade média dos participantes:
16

Memória descritiva:
Este projeto foi desenvolvido pela turma 10.º26 do curso profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, na disciplina de Saúde, lecionada pela professora Nélia Sousa.
Relativamente aos painéis de alimentação, para além do sal, foram realizados mais 3, alusivos ao açúcar. Os alunos gostaram muito deste trabalho por o considerarem prático e elucidativo.
O método utilizado para a avaliação do resultado deste projeto foi a observação. A turma só não fez mais pelos seus trabalhos devido a termos entrado em confinamento no dia 18 de maio.
Na fase inicial, os alunos em grupos de cinco, tiveram de pesquisar sobre a relação dos alimentos e o sal e também do açúcar, suas consequências para a saúde, bem como a ligação entre o consumo excessivo de alimentos embalados e a sustentabilidade dos recursos num planeta cada vez mais povoado.
A escolha dos alimentos recaiu nos produtos que os discentes reconheceram consumir com grande frequência, muitos quase diariamente, e da necessidade de começarem a comer na cantina da escola em vez de irem ao supermercado comprar "alimentos de pacote" ou a estabelecimentos de fast food (a localização da escola é propícia a tal).
Foram ainda estudadas e dadas alternativas de alimentos mais saudáveis, com pouco teor de sal, nomeadamente os legumes. E dados exemplos de ervas aromáticas a serem utilizadas na confeção dos cozinhados de modo a diminuir o consumo de sal. Quanto ao açúcar, a fruta foi apontada como alternativa para aqueles que não resistem aos doces. Esta é também extremamente nutritiva, repleta de vitaminas e tem características hidratantes.
Quanto à origem geográfica dos produtos alimentares, constatou-se que grande parte dos mesmos eram importados e repletos de conservantes.

Características do painel:
Dimensões: 63x87;
Cartolinas tamanho A1;
Cartão aproveitado de caixas cedidas por um supermercado;
Braçadeiras;
Saquinhos de plástico transparente;
Embalagens dos alimentos/produtos a colocar nos painéis.
O painéis serão colocados no refeitório dos alunos e professores, no início do próximo ano letivo. Estava previsto fazê- lo na segunda semana do 3.º período (semana dos Clubes e Projetos da Escola) mas devido à Covid 19 teve de ser adiado.

Registo fotográfico: