Trabalhos 2019/2020

Escola EB 2,3 Júlio Brandão (Vila Nova de Famalicão)

Atividade:  Painel dos Alimentos | Sal (todos os escalões)

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Número de participantes:
12 - clube Eco-Escola

Idade média dos participantes:
11

Memória descritiva:
Para a realização deste trabalho, a aluna procurou alimentos com sal que são consumidos diariamente. Escolheu produtos diferentes, para poder fazer uma comparação. De seguida, selecionou alguns produtos com diferentes % de sal para os colocar por ordem crescente consoante a sua quantidade.
Numa placa afixou os produtos e debaixo de cada um deles colocou a quantidade de sal.
Para ser visível o sal utilizado em cada produto, colocou o sal em saquinhos, numa quantidade equivalente à quantidade utilizada kg em cada produto.
O sal pode trazer malefícios ao ser uma humano como por exemplo:
- Aumento do risco do aparecimento de determinados tipos de cancro (ex.: estômago);
- Aumento do risco de aparecimento de hipertensão arterial;
- O consumo excessivo de sal está associado a hipertensão arterial e doenças cardiovasculares , entre outras patologias.
- Interfere na quantidade de sangue que chega ao cérebro . Pode provocar dor de cabeça , AVC e demência .
-O consumo de sal em excesso pode provocar doença renal e pedras nos rins.
-A dieta rica em sal aumenta o risco de osteoporose , ao promover a perda de cálcio através da urina - Existe uma associação comprovada entre o consumo excessivo de sal , a retenção de líquidos e a obesidade.
Apesar dos malefícios do consumo excessivo, o sal pode ser benéfico. Na cosmética e na estética de corpo e rosto, o sal é um aliado para desintoxicar a pele e estimular a oxigenação celular, sobretudo se o sal for do mar morto. Nos mares e lagoas a concentração de sal depende do equilíbrio entre fatores como aporte de águas doces de rios e evaporação, além da injeção de águas marinhas, o que modifica a salinidade. Esta combinação de minerais, se usada com sabedoria, torna-se um aliado da nossa saúde, além de servir para ativar e melhorar o sabor dos alimentos.O sal pode ser usado como forma de tratamento, sobretudo em pessoas com doenças respiratórias, de pele e mentais. São os chamados tratamentos de haloterapia, realizados em grutas ou minas de sal, onde se inalam pequenas partículas de sal.

Características do painel:
Dimensões: 60cm x1,15 cm
Sacos de plástico, sal, cola, marcador, papel, embalagens de alimentos, placa de roofmate e pioneses.
Foi afixado na cantina da nossa Escola.

Registo fotográfico: