Trabalhos 2019/2020

Escola Básica da Charneca (Guimarães)

Atividade:  Painel dos Alimentos | Sal (todos os escalões)

Escalão: 1º escalão: jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Número de participantes:
6

Idade média dos participantes:
5 anos

Memória descritiva:
Os produtos selecionados pela Mariana tiveram a ver com a surpresa, pois não se imaginava que o leite e a gelatina tivessem sal. A proveniência dos alimentos é portuguesa, pelo que o impacto no ambiente não é muito negativa..
Os malefícios do sal.
Existe sal em todos os alimentos processados, pois ele continua a ser um conservante. O excesso de sal tem consequências ao nível do sistema cardiovascular, urinário/renal, esquelético, gástrico, etc...
A OMS recomenda no máximo 5 gramas por dia para os adultos e menos ainda para as crianças. Consumimos mais do que isso, cerca de 7 gramas, em média, de sal por dia. Devemos alertar os adultos e as crianças para alguns alimentos que fazem muito mal pelo excesso de sal que possuem, como as batatas fritas de pacote.
Hoje trabalhamos o sal escondido nos alimentos, em videoconferência. O Duarte e a Mariana escolheram cada um 5 alimentos. O Duarte selecionou: atum em lata (1,38g de sal); salsichas (1,4g de sal); Ketchup (0,90g de sal); Patê (0,50g); Chocapic (0,22g). A Mariana: massa (0,03g); iogurte (0,13g); leite (0,10g); gelatina (0,10g); atum em lata (1,38g). Depois organizaram os produtos por ordem crescente de sal existente em 100g de produto.
Escolhemos o cartaz da Mariana, ela colocou as pintinhas nas colheres consoante as gramas. Ela tem 4 anos e foi mais fácil para ela perceber assim as quantidades, da menor para a maior.
O Duarte colocou sal em saquinhos pequenos de plástico, também da menor para a maior quantidade.

Anexos:

Características do painel:
Dimensões: 60x50 cm
Materiais: cartolina, papel vegetal, embalagens dos produtos, marcadores, cola

Registo fotográfico: