Trabalhos 2019/2020

Fundação Dona Jacinta de Ornelas Pereira (Câmara de Lobos)

Atividade:  Painel dos Alimentos | Sal (todos os escalões)

Escalão: 1º escalão: jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Número de participantes:
69

Idade média dos participantes:
3 aos 6 anos

Memória descritiva:
O nosso trabalho tinha como objetivo sensibilizar os pais para o perigo do excesso de sal, para isso optamos por pedir a colaboração de uma medica pediatra, Dª Cristina Freitas (ver no painel dos alimentos 3) para promover uma ação de sensibilização para os pais. com base nessa formação desenvolvemos varias atividades, de modo a que as crianças pudessem ter a noção dos alimentos salgados, com a prova de alguns alimentos, e pudemos fazer a comparação desses alimentos.
Preparamos uma atividade que consistiu na criação do cantinho das ervas aromáticas na sala, com a colaboração dos pais que disponibilizaram algumas ervas aromáticas e as crianças puderam sentir o cheiro das mesma. com esta atividade, desafiamos os pais a fazerem uso das ervas aromáticas para temperar as refeições em casa.
Fizemos uma salada de frutas de modo a sensibilizar para a importância de comer fruta todos os dias, os pais trouxeram cada um uma peça de fruta e saborearam cada uma das fruta e por fim comeram a salada de fruta.
a sala dos 5 anos, preparou uma sopa de legumes, primeiro recolheram alguns legumes que tinham na horta e depois preparam para deitar na panela. Essa sopa foi usada para a refeição do almoço.

Anexos:

Características do painel:
O painel foi dividido por varias etapas que foram apresentadas em folhas A3 nas salas no painel juntamente com as ativididades desenvolvidas.
Depois fizemos a montagem do painel dos alimentos medimos com a fita métrica, com a dimensão de 1 metro e 30 centímetros de comprimento e 80 de largura.
Conseguimos fazer tudo ate aqui, com o encerramento da escola, apenas conseguimos colocar o painel dentro do refeitório e não na entrada no painel que tínhamos previsto. Agora como esta previsto abrir a escola dia 1 de junho, iremos colocar no painel que se encontra na entrada do refeitório que da acesso a todos.
O painel, e construindo por informações de quantidade de sal recomendada, onde podemos encontrar o sal, a quantidade de sal nos alimentos, os perigos do sal na saúde, o incentivo a criação dos cantinho das ervas aromáticas, e uma sugestão de alimentação saudável.
De um modo geral, as crianças estiveram envolvidas nesse processo de construção,

Registo fotográfico: