Trabalhos 2019/2020

Escola Secundária Inês de Castro (Vila Nova de Gaia)

Atividade:  Painel dos Alimentos | Sal (todos os escalões)

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Número de participantes:
Inquérito participaram 135 alunos das turmas de 9º ano. Realização de trabalhos 13 alunos.

Idade média dos participantes:
14/15 anos

Memória descritiva:
A inscrição da escola neste desafio lançado pelo Eco Escolas, enquadra-se nas competências que procuram alicerçar o desenvolvimento de jovens conscientes da importância que as suas opções promovem na sua saúde.
As docentes de Ciências Naturais criaram, para o efeito, um questionário (ver nos anexos) que foi aplicado em todas as turmas do 9º ano de escolaridade (135 alunos), e cujas perguntas incidiam sobre quais os alimentos que os jovens mais consomem, dentro e fora da escola. Tendo em conta o tratamento estatístico dos inquéritos (ver nos anexos), foram aferidos os alimentos mais consumidos e foi lançada uma proposta de trabalho investigativo (ver nos anexos) a todos os envolvidos. Cada jovem deveria apresentar a informação específica relativa à quantidade de sal presente em 3 dos alimentos habitualmente mais consumidos.
A leitura do rótulo nutricional dos alimentos selecionados, a investigação de informação nutricional, a investigação sobre o impacto negativo do consumo excessivo de sal na saúde, o cálculo da quantidade total de sal, por embalagem ou alimento representado e a representação gráfica da quantidade de sal foram também pontos sugeridos na metodologia de trabalho de investigação apresentada pelas docentes.
Após a recolha de todos os trabalhos foram selecionados seis alimentos, entre os mais consumidos, para a elaboração do painel cujas dimensões, ligeiramente superiores a um metro quadrado (a área do painel é 1,33m2) e a reutilização de materiais respeitaram as orientações. Os materiais utilizados foram papel de cenário (para a base do painel), cola e para as impressões dos trabalhos utilizou-se, em alguns casos, papel já utilizado de um dos lados.
Dos seis alimentos selecionados, especialmente a tosta mista, panados, ketchup e coca-cola são alimentos a que os alunos facilmente têm acesso pois a escola está rodeada de cafés/confeitarias e estabelecimentos de fast-food que os discentes habitualmente frequentam. Por esse motivo, achamos que seria interessante destacar esses alimentos uma vez que têm quantidades significativas de sal e nunca é demais chamar a atenção para os efeitos nefastos do sal na nossa saúde.
Após o confinamento obrigatório, devido à Covid 19, não foi possível afixar na parede da cantina/refeitório da escola o painel; contudo as docentes responsáveis pelo projeto concluirão este passo no início do próximo ano letivo.

Anexos:

Características do painel:
O painel tem dimensões, ligeiramente superiores a um metro quadrado (a área do painel é 1,33m2). Os materiais utilizados foram papel de cenário (para a base do painel), cola e para as impressões dos trabalhos utilizou-se, em alguns casos, papel já utilizado de um dos lados.
O painel iria ser afixado na cantina da escola, no dia comemorativo dos departamentos mas, devido ao seu encerramento, não foi possível finalizar esta etapa; as docentes responsáveis pelo projeto procederão à sua afixação no início do próximo ano letivo.
As fotografias anexas apenas representam o painel (vista geral e detalhes), uma vez que não foi afixado. Também não foi possível fotografar os alunos que contribuiram para a realização do painel.

Registo fotográfico: