Trabalhos 2019/2020

Escola Básica Amadeo de Souza-Cardoso (Amarante)

Atividade:  Painel dos Alimentos | Sal (todos os escalões)

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Número de participantes:
12

Idade média dos participantes:
15 anos

Memória descritiva:
No âmbito da articulação curricular interdisciplinar, do plano da turma E, do 8.º ano de escolaridade, da Escola Básica Amadeo de Souza-Cardoso, a Diretora de Turma propôs aos alunos participar no desafio “ Painel dos Alimentos/Sal”, inserido no Projeto Alimentação Saudável e Sustentável do Programa Eco-Escolas.
Em conversa informal com a Coordenadora do Programa Eco-Escolas da escola, a Diretora de Turma teve conhecimento deste desafio e considerou que seria interessante e enriquecedor para os alunos participar no referido projeto. Além disso, o tema da alimentação é transversal a várias disciplinas, não só neste ano letivo, como em anos anteriores, o que tornou mais estimulante a sua concretização.
A implementação do desafio “Painel dos Alimentos/Sal” iniciou-se com a leitura/análise do respetivo regulamento. De seguida, procedeu-se à elaboração de um questionário, no final do segundo período, ainda com aulas presenciais, para apurar quais os alimentos que os jovens mais consomem, dentro e fora da escola, nas várias refeições. Dada a situação de pandemia da Covid-19, todo o projeto foi repensado e adaptado ao ensino à distância.
A execução deste desafio envolveu um trabalho colaborativo entre várias disciplinas e a participação empenhada e ativa dos discentes da turma.
Deste modo, a concretização do Painel dos Alimentos passou por várias etapas/disciplinas:
- elaboração do questionário (Português);
- transformação do questionário num formulário Google, para que os alunos pudessem responder ao mesmo à distância (Tecnologias de Informação e Comunicação);
- recolha e tratamento dos dados apurados. Num universo de 13 alunos, obtiveram-se 12 respostas, uma vez que uma das alunas não tem acesso ao computador/internet (Tecnologias de Informação e Comunicação);
- seleção de sete alimentos (os mais frequentes), que serviram de base para a elaboração do painel: leite, arroz, massa, carne de porco, carne de vaca, bolachas e pão (esta tarefa ficou a cargo da Diretora de Turma e da Coordenadora do Programa Eco-Escolas da Escola);
- leitura do rótulo nutricional dos alimentos selecionados (Físico-Química);
- investigação da informação nutricional dos alimentos escolhidos no site do Instituto Dr. Ricardo Jorge (Ciências Naturais);
- investigação sobre o impacto negativo do consumo excessivo de sal na saúde (Cidadania e Desenvolvimento);
- cálculo da quantidade total de sal, por quilograma de alimento representado. Este cálculo envolveu a utilização de regras de três simples, tendo em conta a proporção da quantidade de sal por colher/quantidade total de sal (Matemática);
- representação gráfica da quantidade de sal presente no rótulo de cada alimento selecionado, comparativamente com a informação nutricional da tabela de composição de alimentos do Instituto Dr. Ricardo Jorge. Estes dados foram representados por pictogramas de colheres (Matemática);
- tradução do título do painel e dos alimentos nas línguas estrangeiras (Inglês e Espanhol);
- design e layout do painel (Educação Visual);
- revisão dos textos e vocabulário (Português, Inglês e Espanhol).
Os docentes das diversas disciplinas foram solicitando, de uma forma faseada, a realização das tarefas para a elaboração do painel, através do Google Classroom e das aulas por videoconferência, na plataforma Zoom.
A Diretora de Turma articulou todo o processo de conceção do painel através de email e contacto telefónico, sempre com estreita colaboração com a Coordenadora do Programa Eco-Escolas da Escola.

Anexos:

Características do painel:
O painel foi elaborado nos programas InDesign e Adobe Photoshop, uma vez que o ensino passou a ser feito à distância e, por isso, não pôde ser construído em suporte físico.
No que respeita ao seu formato, o painel apresenta as seguintes dimensões: tamanho A1 (841 milímetros x 594 milímetros).
Deste painel consta a representação gráfica da quantidade de sal por quilograma dos sete alimentos selecionados, representação essa que resultou da leitura do rótulo nutricional desses alimentos, comparativamente com a informação nutricional dos mesmos, segundo a tabela de composição de alimentos do Instituto Dr. Ricardo Jorge.
No painel encontramos também um texto sobre o impacto negativo do consumo excessivo de sal na saúde. Para a elaboração deste texto, foi feita uma investigação/consulta de vários sites por parte dos alunos (webgrafia). Depois de recolhidos os trabalhos elaborados por alguns discentes, estruturou-se o texto final que consta no painel.
Aquando da abordagem da temática “Design de Comunicação”, na disciplina de Educação Visual, os alunos desenharam alguns dos alimentos selecionados para este desafio, simplificando-os para uma leitura visual mais eficaz. Por todo o painel, podemos observar, igualmente, alguns elementos alusivos ao sal, tendo-se privilegiado a utilização de figuras com formato circular. Na parte inferior do painel, é possível encontrar a tradução de algum vocabulário para Inglês e Espanhol. É um painel multicolor, cujo jogo de cores pretende cativar a atenção de todos para a sua leitura/análise.
Finalmente, depois de elaborados os diversos elementos nas diferentes disciplinas, de uma forma faseada, os mesmos foram enviados para a docente de Educação Visual, que definiu o layout final do painel.
Pretende-se, quando as circunstâncias o permitirem, afixar este painel na cantina da Escola e/ou no espaço destinado ao Programa Eco-Escolas.

Registo fotográfico: