Trabalhos 2019/2020

Colégio D. Dinis (Porto) (Porto)

Atividade:  Painel dos Alimentos | Sal (todos os escalões)

Escalão: 3º escalão: ensino secundário, profissional e superior

Número de participantes:
40

Idade média dos participantes:
17

Memória descritiva:
Tendo por base o diagnóstico efetuado com a observação dos hábitos alimentares, complementado com as conversas efetuadas em contexto de sala de aula, decidiu-se pela elaboração de um painel de alimentos pobres em sal, saudáveis e sustentáveis. Assim, foi executado um painel, dividido em duas partes: uma das partes corresponde a uma árvore de frutos, construída, com materiais reciclados e uma segunda, com os trabalhos elaborados pelos alunos. Os trabalhos incidiram sobre as propriedades nutricionais da fruta, benefícios na saúde dos consumidores, origem, endemismo ou não, entre outras, com a finalidade de incutir nos alunos o consumo de alimentos pobres em sal e ricos em substâncias nutritivas favoráveis a um crescimento equilibrado.
A árvore foi construída com diversos materiais reciclados, que passaram pelos tecidos, papel, cartão, folhas e troncos de árvore, entre outros. Acresce que os alunos elaboraram diversos frutos com materiais também esses reciclados, como a cortiça, plástico, papel, etc.
Os alunos das diversas turmas, aderiram e colaboraram todos de forma proativa, com entusiasmo, espírito crítico, criatividade, na execução do painel. Podemos dizer que os objetivos foram atingidos, pois todos os envolvidos no projeto contribuíram para mudanças efectivas nos hábitos alimentares da comunidade escolar, que se quer que sejam, saudáveis, equilibrados e sustentáveis.

Anexos:

Características do painel:
O painel estava dividido em duas partes complementares, uma árvore construída com materiais reciclados, como papel, cartão, tecidos, troncos, entre outros, e uma segunda parte com os trabalhos elaborados pelos alunos.
As dimensões do painel são: cinco metros de comprimento por dois metros de largura. Encontra-se colocado no espaço interior da instituição, num local de passagem para toda a comunidade educativa, local designado para a afixação dos trabalhos realizados pelos alunos.

Registo fotográfico: