Trabalhos 2019/2020

Escola Secundária de Sacavém (Loures)

Atividade:  Painel dos Alimentos | Sal (todos os escalões)

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Número de participantes:
6 alunas de uma turma do 9ºano

Idade média dos participantes:
14 anos

Memória descritiva:
O inquérito foi realizado em "Chat"(plataforma moodle) e trabalhado por seis alunos da turma 9ºB da escola Secundária de Sacavém (foram escolhidos 6 alimentos consumidos dentro da escola e 6 alimentos consumidos no exterior da escola).
O "excerto" dos malefícios do consumo do sal pesquisado pela turma está enquadrado no trabalho presente no anexo seguinte:
Consumo excessivo de sal
Ingerir alimentos ricos em sódio, sendo este o principal componente do sal , pode desencadear sérios danos à saúde de um ser humano. Apesar de ser importante para o nosso organismo, o sódio está relacionado com diversos problemas, como por exemplo problemas cardiovasculares e renais.
Principais problemas de saúde causados pelo sal
Sabemos que o sódio é responsável pelo controlo do volume dos nossos líquidos corporais e pela regulação da pressão arterial, sendo fundamental para o bom funcionamento do corpo humano. O consumo excessivo desta substância pode ocasionar problemas graves, uma vez que afeta o nosso equilíbrio interno.
O consumo excessivo de sal está diretamente relacionado com o surgimento de casos de hipertensão. O aumento da pressão ocorre quando o sal chega à corrente sanguínea, uma grande alteração no equilíbrio dos líquidos internos acontece. O excesso da substância leva à retenção de água e a uma sobrecarga no coração, ocasionando o aumento de pressão.

Anexos:

Características do painel:
O painel tem 1m2 foi "construído" utilizando as impressões da pesquisa realizada pelos alunos, e saquinhos com a quantidade de sal determinado em cada alimento

Registo fotográfico: