Trabalhos 2019/2020

Escola EB 2,3 Cego do Maio (Póvoa de Varzim)

Atividade:  Painel dos Alimentos | Sal (todos os escalões)

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Número de participantes:
18

Idade média dos participantes:
11-15

Memória descritiva:
Foi com muito entusiasmo que a Escola E.B. 2,3 Cego do Maio, Póvoa de Varzim, abraçou o Projeto Painel dos Alimentos - Sal. Os 18 alunos envolvidos no projeto supramencionado apresentavam idades entre os 11 e os 15 anos.
De forma a pôr em prática o processo de conceção e de elaboração do mesmo, os alunos, orientados pela professora Coordenadora seguiram os seguintes passos:
1- Realização de um questionário na turma E de 6º ano sobre quais os alimentos que os jovens mais consomem, dentro e fora da escola.
2- Dos alimentos mais frequentes, foi selecionado um conjunto de pelo menos seis, para a elaboração do painel: leite, queijo, puré de batata, fiambre, batata frita, pizza e sal de mesa.
3- Os alunos envolvidos efetuaram a recolha de embalagens usadas e representativas dos alimentos supramencionados.
3- Seguidamente, procederam à leitura do rótulo nutricional dos alimentos selecionados.
4- Os alunos investigaram sobre o impacto negativo do consumo excessivo de sal na saúde e procederam ao cálculo da quantidade total de sal, por embalagem ou alimento representado.
5- Devido à pandemia pelo Covi-19, a construção do painel foi da responsabilidade da Coordenadora, sempre em contacto online com os alunos de forma a ouvir as sugestões e propostas.
6- O Painel será afixado, em tempo oportuno, na cantina da Escola.
(medidas do painel: 90 x 60= 5,4 m2)

Anexos:

Características do painel:
O painel tem as seguintes medidas; medidas do painel: 90 x 60= 5,4 m2.
Foram utilizados materiais reutilizáveis (vazios), nomeadamente 1 embalagem de: leite, queijo, puré de bata, fiambre, batata frita, pizza e sal fino de cozinha.
Devido ao Covid-19, o painel será afixado, em tempo oportuno, na cantina da Escola.

Registo fotográfico: