Trabalhos 2019/2020

Escola EB de Castelões (Vila Nova de Famalicão)

Atividade:  Painel dos Alimentos | Sal (todos os escalões)

Escalão: 1º escalão: jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Número de participantes:
28

Idade média dos participantes:
9 anos

Memória descritiva:
O Coordenador do Projeto Eco-Escolas desafiou os alunos do 4.º ano a participarem neste projeto. Assim, os alunos foram divididos em grupos, os quais ficaram incumbidos de pesquisar a quantidade de sal existentes nos alimentos e elaborarem a parte gráfica.
Este trabalho começou a ser realizado na semana anterior ao término das aulas presenciais (13 de março), o que fez com que nem todos os grupos tivessem entregue os seus trabalhos. Os alunos que não conseguiram entregar os trabalhos, enviaram-no posteriormente, mas de uma forma individual.
O sal não faz mal, aliás é necessário à sobrevivência dos seres humanos. É o seu excesso que faz mal. Quando consumido em demasia faz o organismo reter mais líquidos e aumentar o volume, levando a uma sobrecarga no sistema circulatório, prejudicando os rins e contribuindo para o aumento da pressão sanguínea.
O consumo em excesso de sódio está associado a várias doenças onde a mais crítica é a Hipertensão, que quando não é controlada pode levar a eventos fatais como o AVC ou o enfarte do miocárdio. Para além da Hipertensão está também relacionado com as seguintes patologias: doenças renais, cancro no estômago e osteoporose.
Existem certos alimentos que tendencialmente têm excesso de sódio, pelo que é necessário uma maior atenção e alguma limitação no seu consumo: carnes processadas (salsichas, hambúrguer, rissóis, folhados, enchidos), algumas conservas (milho, ervilha, atum, sardinha), molhos embalados, caldos concentrados, batatas-fritas de pacote, bacalhau, alguns lacticínios (manteigas com sal, queijos), refrigerantes e refeições pré-cozinhadas.

Características do painel:
Não foi realizado o painel, apenas a recolha de trabalhos em tamanho A2 ou A4, em virtude do término das aulas presenciais no dia 13 de março. Os alunos usaram cartolinas, folhas de papel cavalinho, cola, revistas, computador, impressora. O trabalho seria afixado no Painel Eco-Escolas, existente na escola.

Registo fotográfico: