Trabalhos 2019/2020

O Jardim do Fraldinhas,ensino pre escolar, creche e tempos livres, lda (Leiria)

Atividade:  Painel dos Alimentos | Sal (todos os escalões)

Escalão: 1º escalão: jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Número de participantes:
48

Idade média dos participantes:
6-10 anos

Memória descritiva:
Esta atividade realizou-se com os alunos do 1º ao 4º ano. Assim, elaborou-se um questionário de frequência alimentar, composto por uma lista de alimentos tendo em conta o seu teor de sal, uma vez que, este ano, a atividade proposta pressupõe que o painel se foque na quantidade de sal existente nos alimentos.
Este foi enviado para casa para os pais/encarregados de educação responderem acerca do consumo de vários alimentos da sua criança, no último mês. Obtiveram-se 48 questionários e seguiu-se o tratamento estatístico dos dados obtidos.
Depois desta análise, selecionaram-se os 6 alimentos mais consumidos pela população em questão: manteiga, fiambre, pão, ketchup, tostas e batatas fritas de pacote.
Os cálculos apresentados baseiam-se na quantidade de sal existente por 100g de alimento. No painel foram colocadas as embalagens, a informação nutricional e a representação visual da quantidade de sal dos respetivos alimentos, pesando o sal numa balança e dispondo em materiais reutilizados, nomeadamente, tampas de canetas e rolhas de cortiça. Analisou-se ainda a quantidade de sal por 100g com o “descodificador de rótulos” disponibilizado pela Direção-Geral de Saúde e pelo Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, uma vez que se trabalhou previamente esta ferramenta em sala de aula.

Anexos:

Características do painel:
Reutilizou-se papel cenário, com dimensões superiores a 1m2. No computador, escreveu-se e imprimiu-se os títulos das secções e os rótulos, a quantidade de sal e os descodificadores de rótulos. Com as embalagens dos produtos, reuniu-se todo o material e dispôs-se no painel, sendo que ocorreu um planeamento prévio acerca do espaço que cada componente iria ocupar. Depois de tudo preparado, colou-se com cola quente e cola líquida.
O painel foi afixado no refeitório com a finalidade de que toda a gente pudesse ver a quantidade de sal presente em alimentos que a maioria consome diariamente.

Registo fotográfico: