Trabalhos 2019/2020

Escola Básica de Freiria (Torres Vedras)

Atividade:  Painel dos Alimentos | Sal (todos os escalões)

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Número de participantes:
18

Idade média dos participantes:
14 anos

Memória descritiva:
Foi realizado um questionário aos alunos da turma 9.º B sobre hábitos alimentares. O questionário, realizado oralmente, inquiriu sobre os produtos embalados que habitualmente os alunos consomem.
Verificou-se que havia heterogeneidade nas escolhas dos alunos.
Em grupo, decidiu-se que cada um traria, na semana seguinte, uma embalagem alimentar para a aula de ciências naturais, selecionando um produto habitualmente consumido.
Das várias embalagens que chegaram à sala de aula foram selecionadas nove. Os rótulos foram analisados, deu-se especial atenção ao teor em sal e decidiu-se colocar as embalagens no painel formando três grupos de acordo com o teor em sal.
Neste ponto surgiu a necessidade de pesquisar o que se considera baixo ou elevado teor de sal. Após a pesquisa a informação foi adicionada ao painel, assim como a sinalética dos "emojis" com as cores verde, amarelo e vermelho, respetivamente para baixo teor em sal, teor de sal médio e alto teor em sal.
Dado que os rótulos são de reduzidas dimensões e os valores de sal de cada um dos alimentos representados não era perceptível apenas com a embalagem, foi colocada um etiqueta amarela onde se destaca o valor (em gramas) de sal presente. As embalagens foram coladas por ordem decrescente de teor de sal e acompanhadas do "emoji" que as caracteriza.
A parte gráfica do painel não estava completamente acabada quando a escola encerrou a 13 de março devido à pandemia por Covid-19, a professora de ciências concluiu as colagens e tirou as fotografias. O painel será colocado no bufete da escola para que no regresso à escola possa ser observado por todos.

Características do painel:
O painel com dimensão de 1,20 x 0,70 metros, foi construido com a reutilização de cartolinas já utilizadas em outros trabalhos, coladas num suporte resistente (placa de K-line) para ter uma maior durabilidade e permitir expô-lo durante mais tempo no bufete da escola.
Os alunos trouxeram de casa algumas embalagens alimentares de produtos que habitualmente consomem que foram coladas na placa de K-line.

Registo fotográfico: