Trabalhos 2019/2020

Escola Secundária Pedro Alexandrino (Odivelas)

Atividade:  Painel dos Alimentos | Sal (todos os escalões)

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Número de participantes:
4

Idade média dos participantes:
15 anos

Memória descritiva:
Este trabalho insere-se no âmbito do Eco-Escolas, nomeadamente no concurso “Painel dos Alimentos/Sal” e foi realizado por 4 alunos da turma 9º 6ª da Escola Secundária Pedro Alexandrino. Os alunos que realizaram os trabalhos foram os seguintes: André Alegre, nº 3; Andreia Silva, nº 4; Bianca Santos, nº 5 e Pedro Inês, nº 21.
Esta atividade foi proposta aos alunos da turma, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, nomeadamente no domínio "Organismo humano em equilíbrio" e no subdomínio "Conhecer a importância de uma alimentação saudável no equilíbrio do organismo humano".
Assim sendo, em primeiro lugar, foram dados a conhecer os objetivos e finalidades do projeto. A professora de Ciências Naturais sensibilizou os alunos para a importância da diminuição do consumo de sal contido nos alimentos e incentivou-os a consumir alimentos mais saudáveis. Posto isto, todos os alunos da turma mostraram-se interessados em participar. Neste contexto, formaram-se grupos e foi distribuído um guião para auxiliar os alunos na realização do seu projeto. O trabalho de investigação e de elaboração do painel foi todo realizado num contexto fora da sala de aula. Porém, devido à atual situação de pandemia provocada pela Covid -19, apenas foi possível apresentar um trabalho, pois somente um grupo o finalizou e afixou antes do confinamento obrigatório e do fecho da escola.
Em segundo lugar, numa aula de Ciências Naturais da turma 7º 3ª a professora titular aplicou um questionário a 23 alunos. Este questionário incidiu sobre os alimentos que os adolescentes mais consomem, dentro e fora da escola. Os resultados do questionário foram apresentados aos alunos do 9º 6ª e estes selecionaram os oito alimentos mais frequentes para elaborar o painel.
Em terceiro lugar, após a seleção das preferências dos alunos do 7º 3ª em termos alimentares, os alunos do 9º 6ª encarregaram-se de recolher as embalagens dos alimentos, fazendo a leitura de cada rótulo e investigando a respetiva informação nutricional. Com base nisso, calcularam as quantidades de sal de cada alimento. Ao mesmo tempo, os alunos investigaram sobre o impacto negativo do consumo excessivo de sal na saúde.
Em quarto lugar, iniciou-se a construção do painel, de acordo com as dimensões estabelecidas
no regulamento, utilizando para o mesmo materiais como cartolinas, cola, paus de madeira, colheres de sobremesa e embalagens de alimentos. Este material foi colado juntamente com a descrição da quantidade de sal que cada alimento contém. O painel elaborado tem as seguintes dimensões: Altura: 1 metro e 85 centímetros. Comprimento: 1 metro e 20 centímetros.
Concluído o painel, os alunos juntamente com a professora de Ciências Naturais, colocaram-no no refeitório da escola para que toda a comunidade escolar conhecesse as quantidades de sal que alguns alimentos contêm. A investigação realizada pelos alunos foi apresentada em forma de power-point numa aula de Ciências Naturais.
Com a realização deste projeto, os alunos ficaram mais consciencializados para a importância de reduzir a quantidade de sal nos alimentos, visto que o consumo diário destas quantidades contribui significativamente para o aumento em grande escala dos casos de doenças cardiovasculares.

Anexos:

Características do painel:
O painel tem as seguintes características:
Dimensão: Altura: 1 metro e 85 centímetros. Comprimento: 1 metro e 20 centímetros.
Materiais utilizados: cartolinas, cola, colheres de sobremesa, paus de madeira e embalagens de alimentos.
Local onde o painel está afixado: refeitório da escola.

Registo fotográfico: