Trabalhos 2019/2020

Escola Secundária de Fafe (Fafe)

Atividade:  [1] Eco-Ementas (para escalões 2 e 3: 2/3º ciclo e secundário)

Escalão:  3º escalão: ensino secundário

Ementa:
Entrada: Creme de Cenoura e Laranja com croutons ;
Prato principal: Assado Misto de Frango e de Legumes, esmagada de grão-de-bico com Salada Verde;
Sobremesa: Pera Assada com Mel e Limão e iogurte grego;
Bebida: Água aromatizada com Citrinos, Canela e Hortelã-menta.

Anexar a ementa:

Memória descritiva:
A Eco-ementa proposta é saudável, sustentável e incrivelmente saborosa.
A escolha da nossa Eco-ementa teve por base os seguintes pressupostos: incluir produtos hortícolas de primavera/verão, de preferências produzidos na região de Fafe; incentivar à utilização dos excedentes de produção, de quintas dos professores e de pais e encarregados de educação, doados; variar os alimentos que constituem a fonte proteica, reduzindo o consumo de carnes, designadamente, vermelhas e incluindo uma fonte proteica vegetal; aumentar o consumo de legumes e fruta; adequar as técnicas e procedimentos culinários ao lema “desperdício 0” (aproveitamento total de produtos hortícolas) e ao consumo sustentável de água e energia; ser económica e reprodutível na cantina da escola e apresentar o valor energético adequado ao nosso grupo etário (15-18 anos), que é entre 714-833 kcal.
A metodologia que seguimos passou, primeiramente, por pesquisar quais os produtos hortícolas caraterísticos da primavera/verão e de seguida, questionámos os nossos pais e avós para saber quais os produtos alimentares da região. Descobrimos que a curgete, a cenoura, a batata, abóbora, a beringela e o pimento vermelho cumprem estes critérios. Verificamos também que no concelho de Fafe existem pequenos aviários para produção de frangos. Por isso, uma das fontes proteicas que escolhemos foi a carne de frango e decidimos também incluir uma leguminosa, o grão-de-bico, para assim também se incluírem proteínas de origem vegetal e aproveitarmos todas as suas vantagens. De seguida, e como quase todos frequentamos diariamente a cantina da escola, verificamos que, por vezes, há excedentes de pão, que depois é disponibilizado no bar da escola, durante a tarde e que poderíamos reaproveitar. Lembramo-nos também que, no Dia da Alimentação, tinha havido uma recolha de excedentes de produção de quintas e quintais da região (alguns dos quais de professores e pais) de peças de fruta que, depois foram distribuídas a todos os alunos da Escola. Então, achamos que a nossa eco-ementa poderia incluir produtos com estas origens, tais como a abóbora, curgete, pimento e pera. Seguiu-se a fase de pesquisa das técnicas e procedimentos culinários mais sustentáveis e das receitas que poderiam servir de base à nossa inspiração. Assim, os elementos do prato principal serão confecionados no forno e aproveitamos a utilização do forno para fazer a sobremesa. Alguns dos nossos familiares (pais e avós) também nos ajudaram nesta fase, emprestando livros de receitas e/ou a sugerir formas inteligentes de aproveitar e de confecionar os produtos alimentares. O valor energético total da ementa por pessoa é de 734 kcal e para 4 pessoas é de 2936 kcal.

Registo fotográfico:

Vídeo da confecção do prato e resultado final:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Informação extra: