Trabalhos 2020/2021

Escola Secundária de Fafe (Fafe)

Atividade:  Os 10 princípios da dieta mediterrânica (2º e 3º escalão)

Escalão: 3º escalão: ensino secundário, profissional e superior

10 imagens, de cada um dos princípios:

1 imagem do trabalho completo, do resultado final:

Memória Descritiva:
Este projeto destinou-se à criação de um cartaz A2 sobre os 10 Princípios da Dieta Mediterrânica, no âmbito do projeto Eco- Escolas.
Para tal, em primeiro lugar procedeu-se a uma pesquisa na internet sobre esses 10 princípios.
Posteriormente passou-se para a fase da execução do projeto.
Começou-se por traçar várias linhas paralelas à mesma distância umas das outras. Posteriormente dividiu-se a meio o cartaz, traçando uma linha horizontal de cima a baixo. Em seguida, procedeu-se ao desenho das circunferências referentes aos “pratos” com um compasso.
Após este esboço da estrutura do projeto, desenharam-se, finalmente cada um dos princípios, no espaço devidamente designado (a metade superior de cada um dos círculos). Optou-se por um estilo mais infantil, tendo-se, inclusivamente, acrescentado caras e expressões aos alimentos, de modo a mostrar que este é um tema que também diz respeito aos mais novos. De seguida, pintaram-se os desenhos com lápis de cor e escreveram-se os 10 princípios da Dieta Mediterrânica. Finalmente, pintaram-se as metades inferiores de cada um dos círculos e a parte exterior de cada um deles. De modo a mostrar que esses princípios da Dieta Mediterrânica estão a ser aplicados em Portugal, escolheram-se para as cores das margens das circunferências de cada um dos “pratos” as cores da bandeira portuguesa, designadamente o vermelho, amarelo e o verde.
Para concluir, escreveu-se o título com letras grandes e apelativas, que captassem facilmente a atenção do leitor/observador.
Foram feitos vários cartazes em diferentes grupos de trabalhos de diversas turmas.