Trabalhos 2020/2021

Qual é o teu Super-Poder?

Albufeira ( 1 trabalho )

Escola EB/JI de Correeira (Albufeira)

Os alimentos escolhidos foram a maçã e a cenoura porque são dois dos alimentos que fazem parte do lanche cedido aos alunos pela escola. Os alunos ao conhecerem os benefícios do consumo deste dois alimentos talvez apresentem menos resistência ao […]

Ver a página do trabalho aqui.

Braga ( 1 trabalho )

Externato Infante D. Henrique (Braga)

Os alunos do primeiro ciclo participarem no desafio dos Super-Saudáveis, da Liga Portuguesa Contra o Cancro, que consiste no consumo de diversos alimentos saudáveis e consequente entrega de uma carta do alimento, onde refere as suas propriedades e “poderes”. No […]

Ver a página do trabalho aqui.

Cantanhede ( 2 trabalhos )

Escola EB1 de Covões (Cantanhede)

A elaboração deste trabalho teve como principais objetivos dar a conhecer à turma a importância de uma alimentação saudável e sustentável. Ao logo da realização do mesmo, os alunos ficaram a conhecer a roda dos alimentos e a sua importância. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1 Gesteira (Cantanhede)

Esta história nasceu numa aula de AEC, de Hora do Conto, mas, antes de explicar a sua génese, não posso deixar de destacar que é também o resultado de muitas horas de trabalho na nossa pequena horta, na escola e […]

Ver a página do trabalho aqui.

Coimbra ( 1 trabalho )

Centro Paroquial de Bem Estar Social de Almalaguês (Coimbra)

O projeto “Qual é o teu super-poder?” foi trabalhado com o grupo do pré-escolar, tendo-se iniciado a abordagem das temáticas no início do ano letivo 2020/2021. Em Outubro de 2020, e como comemoração do dia mundial da alimentação (16 de […]

Ver a página do trabalho aqui.

Évora ( 1 trabalho )

Associação Mãe Galinha (Évora)

- QUEM FEZ: alguns meninos da sala dos Galarós (4/5 anos) e da sala dos Patarecos (3/4 anos) - QUANDO FIZERAM: 24 de Maio de 2021 - ONDE FIZERAM: os dois grupos juntaram—se na sala Polivalente a trabalhar em conjunto […]

Ver a página do trabalho aqui.

Fafe ( 1 trabalho )

Escola Básica de Arões S. Romão (Fafe)

O tema "Alimentação Saudável e Sustentável" foi trabalhado , em Estudo do Meio e Português, pela turma . Todos os alunos se envolveram na pesquisa e recolha de informação. Para a recolha de informação os alunos utilizaram: revistas, livros ... […]

Ver a página do trabalho aqui.

Funchal ( 1 trabalho )

Escola EB1/PE de São Martinho (Funchal)

Os alimentos escolhidos foram a maçã e o brócolo. Os alunos optaram pelos mesmos por serem ambos muito importantes e pertencerem ao grupo das frutas, a maçã, e ao grupo das hortícolas, o brócolo. Ambos são fundamentais ao desenvolvimento das […]

Ver a página do trabalho aqui.

Gondomar ( 1 trabalho )

Escola EB da Boavista - Lourinha (Gondomar)

Os alimentos escolhidos para a elaboração da história, foram trabalhos ao longo do ano através do projeto dos campeões da fruta, tendo sido verificado um aumento do consumo diário, bem como uma melhoria na qualidade dos lanches das crianças. As […]

Ver a página do trabalho aqui.

Gouveia ( 1 trabalho )

Jardim de Infância da Associação de Beneficência Popular de Gouveia (Gouveia)

Desafio “Qual é o teu Super Poder?”- Alimentação Saudável e Sustentável Depois de as Educadoras nas suas salas contarem histórias e dialogarem com as crianças sobre os alimentos saudáveis e não saudáveis e de cada criança dizer quais os alimentos […]

Ver a página do trabalho aqui.

Guimarães ( 1 trabalho )

Centro Social das Taipas (Guimarães)

Foram questionados os meninos do pré escolar acerca dos alimentos que queriam incluir na nossa história. De seguida, foi elaborada uma pequena parte da história por cada sala e a ilustração ficou a cargo da sala do atl. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Lagoa (Algarve) ( 1 trabalho )

Escola Básica de Estômbar, Lagoa (Lagoa (Algarve))

Inicialmente os alunos foram questionados sobre o que tinham ingerido nas duas últimas refeições. Foram identificados os alimentos. Pesquisámos sobre alguns dos alimentos na Internet verificando em que época do ano estavam disponíveis, qual o seu valor nutricional e variedades. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Leiria ( 1 trabalho )

Jardim do Fraldinhas (Leiria)

Na sequência da integração no projeto internacional de intervenção comunitária, destinada à população infantil Eco-Escolas da “Foudation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), realizou-se o projeto “Qual é o teu Super-poder?” […]

Ver a página do trabalho aqui.

Loures ( 1 trabalho )

Jardim de Infância "O Nosso Mundo" (Loures)

Os alimentos escolhidos foram a maça e a laranja. Ambos os alimentos foram escolhidos pelas crianças através de um jogo de roda em que questionámos qual a fruta preferida de cada um . No final somámos todas as frutas e […]

Ver a página do trabalho aqui.

Monção ( 1 trabalho )

Escola Básica de Estrada - Mazedo (Monção)

Eu escolhi o abacate porque é um alimento rico em benefícios para a saúde. Os frutos que quiseram envolver-se nesta "batalha " porque têm muitas vitaminas complementaram-se uns aos outros. Usei a minha imaginação e a Internet como fonte de […]

Ver a página do trabalho aqui.

Oeiras ( 1 trabalho )

Colégio RiK&Rok Carnaxide (Oeiras)

Os alimentos escolhidos foram: a banana- uma das frutas preferidas das crianças da sala e a couve- um alimento que às vezes quando aparece na sopa é muito difícil de comer para as crianças da nossa sala....As nossas fontes de […]

Ver a página do trabalho aqui.

Peniche ( 1 trabalho )

Centro Escolar de Atouguia da Baleia (Peniche)

O trabalho iniciou-se na turma ATG7 (20 alunos do 3ºano de escolaridade). Os alunos fizeram uma pesquisa orientada, em sala de aula, sobre os legumes e as frutas da época. Posteriormente escolheram a ervilha e a cereja para aprofundarem os […]

Ver a página do trabalho aqui.

Ponta Delgada ( 1 trabalho )

Projeto Novas Rotas (Ponta Delgada)

Nas sessões de G.R os alunos escolheram as frutas e legumes. Fizeram as pesquisas e em grupo decidiram sobre o tema e as falas das personagens. Fizeram as ilustrações e escreveram as frases. Esta história faz parte do dossiê da […]

Ver a página do trabalho aqui.

Ribeira Brava ( 1 trabalho )

Escola EB1/PE da Ribeira Brava (Ribeira Brava)

Ao iniciar este projeto foram debatidas ideias sobre o que é uma alimentação saudável e os alunos concluíram que as ementas que possuem na escola estão direcionadas para que os alunos possuam uma alimentação rica e variada em nutrientes. Após […]

Ver a página do trabalho aqui.

Santa Cruz ( 1 trabalho )

Escola EB1/PE Dr. Clemente Tavares - Gaula (Santa Cruz)

Os nossos passos para criar a história “A revolução na cesta” A turma mista de 3º e 4º anos da EB1/PE Dr. Clemente Tavares - Gaula Santa Cruz –Madeira 1º passo – o que veio ao almoço? 2º passo: Pesquisas […]

Ver a página do trabalho aqui.

Santarém ( 1 trabalho )

Centro Escolar Salgueiro Maia (Santarém)

Os alimentos que o aluno escolheu foram a melancia, a maçã e o pêssego. A sua escolha incidiu no facto de serem os seus alimentos/frutas preferidos e serem saudáveis. A recolha de informação foi feita a partir da exploração feita […]

Ver a página do trabalho aqui.

Santo Tirso ( 1 trabalho )

Escola Básica da Ribeira (Santo Tirso)

Os alimentos escolhidos são: Laranja e ervilha O motivo da escolha deste alimentos está relacionada com a pouca aceitação na por parte do grupo de crianças por este alimentos na escola e no ambiente familiar. Através deste trabalho o grupo […]

Ver a página do trabalho aqui.

Sesimbra ( 2 trabalhos )

Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde (Sesimbra)

a) Explicação do processo de conceção e de elaboração do mesmo assinalando as suas fases mais significativas A turma B do 2.º ano aceitou o desafio destinado às Escolas de Jardim-de-Infância e 1.º Ciclo que “visa principalmente alertar os pais […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB de Sesimbra (Sesimbra)

Os alimentos escolhidos para construir esta história foram o tomate e a alface. Os alunos escolheram estes 2 produtos pois identificavam-se com eles nas saladas que comemos dia-a-dia. O tema da história gira à volta do casamento de um produto […]

Ver a página do trabalho aqui.

Setúbal ( 1 trabalho )

Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (Setúbal)

A alimentação constitui, muito seguramente, um dos temas mais versados nas conversas e nas atividades da nossa escola. As questões da saúde alimentar assumem uma acuidade particular numa população propensa para os exageros alimentares e para o sedentarismo, fatores de […]

Ver a página do trabalho aqui.

Sintra ( 2 trabalhos )

Escola EB1/JI de São Marcos n.º 2 (Sintra)

Em diálogo com os alunos sobre a importância da uma alimentação saudável, manifestaram ideias e interesses diferentes, como em saber a origem e a importância dos alimentos: a fruta, lanche saudável, os legumes, a sopa. Também se verificou na turma, […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/JI Sintra (Sintra)

A história veio no seguimento do tema da alimentação saudável. Após a visualização de imagens de frutas e legumes foi selecionado um de cada para o desafio. A escolha recaiu nas que tiveram maior número de escolhas; cenoura para os […]

Ver a página do trabalho aqui.

Soure ( 1 trabalho )

Associação Cultural Recreativa e Social de Samuel (Soure)

A atividade foi realizada em primeiro lugar com uma conversa informal com as crianças, em que se falou dos alimentos saudáveis e o seu contributo para a nossa saúde. Uma vez que as crianças semearam e plantaram sementes e plantas […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Franca de Xira ( 1 trabalho )

Colégio José Álvaro Vidal - Fundação CEBI (Vila Franca de Xira)

Os trabalhos foram solicitados, no âmbito da área disciplinar Estudo do Meio, aos alunos do 3º e 4ºano, durante o tempo em que as aulas decorreram online. Foi pedido que elaborassem uma banda desenhada, onde as personagens fossem pelo menos […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Nova de Gaia ( 1 trabalho )

Jardim de Infância e EB do Meiral (Ex Escola Básica de Meiral - JI9) (Vila Nova de Gaia)

O texto foi escrito por todas as turmas da escola, inicialmente começou pelas turmas do JI e seguidamente 1.º ciclo. A inspiração para o texto foi a horta pedagógica da escola e algumas das plantas aí existentes. Este trabalho desenvolveu-se […]

Ver a página do trabalho aqui.