Trabalhos 2020/2021

Jardim do Fraldinhas (Leiria)

Atividade:  Qual é o teu Super-Poder?

Escalão: 1º escalão: jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

A história:

Memória Descritiva:
Na sequência da integração no projeto internacional de intervenção comunitária, destinada à população infantil Eco-Escolas da “Foudation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), realizou-se o projeto “Qual é o teu Super-poder?” incorporado na temática “Alimentação Saudável e Sustentável”.
Uma vez que o objetivo era alertar para a importância da adoção de escolhas alimentares mais sustentáveis, privilegiando o consumo de frutas e hortícolas locais e da época, foi realizado previamente, pela nutricionista da instituição, uma sessão de educação alimentar destinada a crianças da iniciação (1º ano do ensino básico) e da consolidação 2 (2º ano do ensino básico) da Casa da Árvore (Jardim do Fraldinhas). Para a realização da atividade foi construída uma Roda dos Alimentos interativa e utilizado como suporte o recurso de PowerPoint, e de forma expositiva e ativa foram apresentados os diferentes grupos alimentares, incidindo na sazonalidade, nas características nutricionais dos alimentos, nos benefícios que o seu consumo acarreta e nos cuidados que devemos ter no momento da escolha, do armazenamento e do consumo, utilizando como fontes bibliográficas: a Tabela de Composição de Alimentos do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, e diversos ebook desenvolvidos pelo Programa Nacional de da Alimentação Saudável da Direção-Geral da Saúde e pela Associação Portuguesa de Nutrição.
Após a sessão foi realizado um questionário oral sobre os tópicos abordados e os conhecimentos adquiridos, explicado a metodologia do projeto em questão e o objetivo final do mesmo e, feito uma votação para eleger as personagens principais da história. Por maioria escolheu-se como fruta a laranja, e como legume a cenoura.
Nas semanas posteriores, a educadora bibliotecária e coordenadora do projeto Eco-Escolas, em binómio com a nutricionista da instituição, promoveram vários encontros com as crianças para, numa primeira fase, pesquisar e filtrar toda a informação recebida; seguida da redação conjunta da história; e a posterior ilustração da mesma através da realização de pequenos grupos e a atribuição da parte da história que queriam trabalhar.
Assim, é possível afirmar que as crianças conseguiram trabalhar competências como a criatividade, a pesquisa bibliográfica e a capacidade de síntese, a comunicação oral e o relacionamento interpessoal.