Trabalhos 2021/2022

Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (Setúbal)

Atividade:  A Viagem dos Alimentos (1º escalão)

Escalão: 1º escalão: jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Memória Descritiva:
A concretização deste desafio resultou de um trabalho coletivo, desenvolvido por um grupo de quatro alunos da turma D do Centro Sócio-Educativo da APPACDM de Setúbal, com necessidades educativas especiais.
Numa primeira abordagem, foi trabalhado o tema: “A importância do peixe na nossa alimentação”, trabalho que envolveu toda a turma, no âmbito do Projeto “Alimentação Saudável” (Projeto Eco-Escolas), que tem vindo a ser desenvolvido ao longo do ano letivo.
De seguida, foi criado um grupo de trabalho, formado pelos referidos quatro alunos, que elegeram, entre os nomes de peixes referidos no trabalho anterior, os dois, sobre os quais foi proposto fazer-se um estudo mais aprofundado. Essa escolha recaiu sobre a sardinha, espécie nativa da costa setubalense, e o bacalhau, espécie turista, oriunda de terras longínquas, muito apreciado pela maioria dos alunos.
A fase seguinte consistiu no trabalho de pesquisa (ao nível das capacidades dos alunos) sobre as espécies selecionadas. Seguiu-se a construção do diálogo.
O grupo subdividiu-se e atribuíram-se tarefas: enquanto uns alunos prepararam os desenhos, os outros escreveram, no computador, as falas nos balões.
Para concluir o trabalho, recortaram-se os balões e colaram-se nos respetivos lugares, respeitando o desenvolvimento do diálogo.
O material usado foi o seguinte: suporte informático (computador, impressora) e internet, folhas de papel brancas, tamanho A4, lápis de carvão, borracha, lápis de cor e marcadores, régua, tesoura e cola.
Este trabalho revelou-se muito enriquecedor, não só em termos de conteúdo, como também no treino das regras do trabalho de grupo. Os alunos participaram de forma muito ativa e entusiástica. O resultado foi do agrado de todos.
Posteriormente, o trabalho irá ser publicado na página do Facebook da escola, para divulgação e apreciação dos seguidores da página, e exposto no placard “Eco-Escolas”, para ser partilhado com toda a comunidade educativa.

Digitalização de cada uma das páginas das história: