Trabalhos 2021/2022

Escola EB e Sec. de Escariz (Arouca)

Atividade:  A Viagem dos Alimentos (1º escalão)

Escalão: 1º escalão: jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Memória Descritiva:
Desafio Viagem dos Alimentos
“Paixão de verão”
História elaborada pelos alunos do 3.º ano da Escola Básica e Secundária de Escariz
Os trabalhos foram iniciados com a escolha dos protagonistas da história. A seleção foi consensual, recaindo no bacalhau como “turista” e na sardinha como “nativa”, sendo ambos muito conhecidos dos alunos.
Seguiram-se algumas aulas dedicadas à pesquisa de informação, desde as páginas eletrónicas da Ciência Viva, da National Geographic, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, e ainda vídeos e excertos de documentários disponíveis no canal Youtube. Este trabalho inicial permitiu aos alunos conhecer os peixes em questão, identificando as suas características (fisionómicas, alimentação, reprodução, etc.), os seus habitats, as formas de captura, as formas de tratamento e de comercialização, e a aplicação na gastronomia portuguesa.
Seguiram-se as etapas de construção do texto, que se escolheu ser do tipo narrativo: planificação, textualização e revisão. A narrativa foi construída em grande grupo, partindo das ideias nucleares iniciais definidas (Onde: na praia; Quem: a sardinha e o bacalhau; Quando: no verão / O que aconteceu? Os peixes apaixonaram-se / Como termina: Casaram-se e viveram felizes para sempre).
Finda a textualização e a revisão do texto, passou-se à sua ilustração. Consensualmente, escolheu-se o aluno mais habilidoso no desenho para ilustrar a história.
Os alunos adoraram esta iniciativa e ficaram a conhecer a origem deste pescado que consomem, o seu valor na alimentação e consciencializaram-se de que existem normas de captura dos peixes, por forma a proteger as espécies.

Digitalização de cada uma das páginas das história: