Trabalhos 2021/2022

Escola Básica das Ribeiras (Matosinhos)

Atividade:  A Viagem dos Alimentos (1º escalão)

Escalão: 1º escalão: jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Memória Descritiva:
Memória descritiva
Definição do Problema: Criação de uma história ilustrada entre peixes/ animais marinhos “nativos” e “turistas”, abordando a viagem que alguns alimentos fazem até chegar ao nosso prato, trabalhando com os alunos a questão da origem do pescado consumido.
Planificação do trabalho: Inicialmente a turma estudou os animais na disciplina de Estudo do Meio (classificação, características morfológicas, alimentação de cada um dos grupos de animais, bem como regime alimentares, fatores ambientais que condicionam a vida dos seres vivos, etc. Depois selecionou os personagens principais de acordo com uma votação, tendo sido os mais votados o camarão e o carapau. Em seguida na aula de Tic, com o uso do computador e o quadro interativo, fomos conhecer detalhadamente características de cada um dos animais, através de vídeos no Youtube e a Wikipédia. Em seguida, fomos construindo a história coletiva, em grande grupo. No final cada aluno ilustrou a sua história. E em grande grupo houve uma votação para se selecionar a que iria no projeto para o Eco-escolas. Assim, deu-se importância de conhecer os alimentos, desde que nascem até ao momento de os preparar para nos alimentarmos, tendo sempre em co0nsideração que o Homem está no topo da cadeia alimentar. Houve diálogo com os alunos para a sensibilização de cuidar do nosso planeta, e em preservar os animais.
Objetivos: Alertar para a pegada ecológica associada às nossas escolhas alimentares, bem como a exploração de alternativas. Fomentar a abertura ao mundo que nos rodeia. Facilitar a aquisição de conhecimentos. Envolver os alunos na pesquisa e realização de trabalho. Estudar animais e a fauna do Mundo.
Pesquisa: A recolha de informação foi feita através da visualização de vídeos no Youtube recorrendo à internet, de enciclopédias virtuais sobre animais marinhos, dos livros de Estudo do Meio, manuais da biblioteca. Realizou-se uma ficha técnica do carapau e do camarão indicando o Nome, onde vive, de que se alimenta, revestimento do corpo, como se desloca e como se reproduz, em Domínios de Articulação Curricular com as disciplinas de Estudo do Meio e Português. No final realizou-se a escrita criativa em grupo, no quadro interativo, enquanto os alunos iam escrevendo no respetivo computador
Apresentação e avaliação do trabalho: Apresentação no terceiro Conselho Ecoescolas, em que todos os participantes irão ter oportunidade de lera história e conhecera importância para a pegada ecológica associada às nossas escolhas alimentares, bem como a exploração de alternativas
Características do trabalho: 2 Páginas com a história e 1 página com a respetiva ilustração.
Quantos alunos participaram: 20 alunos do 3º AR da Escola Básica das Ribeiras
Professores envolvidos: Professora Cândida Ribeiro

Digitalização de cada uma das páginas das história: