Trabalhos 2021/2022

Centro Paroquial de Bem Estar Social de Almalaguês (Coimbra)

Atividade:  A Viagem dos Alimentos (1º escalão)

Escalão: 1º escalão: jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Memória Descritiva:
O projeto “A viagem dos Alimentos” foi trabalhado com o grupo misto (4/5anos) do pré-escolar, tendo-se iniciado a abordagem da temática no início do ano letivo 2021/2022.
No dia 16 de novembro de 2021, comemorou-se o Dia Nacional do Mar e neste sentido a Nutricionista desenvolveu uma sessão com o grupo sobre "A viagem dos peixes: de onde vêm?". Nesta sessão foram abordados os diferentes tipos de pescado: desde peixes, bivalves e cefalópodes; as crianças aprenderam ainda quais os peixes mais frequentes na nossa costa portuguesa; os diferentes tipos de pesca, à cana e com redes; onde são vendidos e ainda, a diferença entre os peixes de aquacultura e os peixes selvagens.
Esta sessão explicativa foi o ponto de partida para a imaginação das nossas crianças.
A partir daqui, a educadora de infância reuniu com o grupo e explorou todas estas temáticas apelando à imaginação e criação das crianças.
Neste seguimento, foi pedido às crianças para expressarem a sua criatividade em desenhos ilustrativos daquilo que tinham aprendido até então.
Com os desenhos elaborados, a educadora de infância retirou as ideias para a história, pedindo o auxilio das crianças. E assim surgiu a história "As aventuras do Espadinha", um peixe selvagem que se deparou com a produção em massa dos seus pares em aquacultura.

Digitalização de cada uma das páginas das história: