Trabalhos 2021/2022

Jardim de Infância Nº 2 Brandoa (Amadora)

Atividade:  A Viagem dos Alimentos (1º escalão)

Escalão: 1º escalão: jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Memória Descritiva:
MEMÓRIA DESCRITIVA
Este trabalho teve a participação das crianças das 4 salas do jardim- de- infância Nº 2, da Brandoa.
A motivação para a realização deste trabalho prendeu-se com o facto de as crianças estarem bastante sensibilizadas para as temáticas do Eco escolas já trabalhadas, nomeadamente “Mar” e “Alimentação saudável” sendo só necessário juntá-las e aprofundar as especificidades de cada uma numa relação diretamente proporcional entre o consumo de peixe e a saúde.
A escolha do pescado pareceu-nos bastante adequado visto que algumas crianças revelam alguma resistência na sua ingestão e era pertinente desmistificar e até sensibilizar para os benefícios do consumo de peixe na saúde dos seres humanos. Depois de uma longa conversa em grande grupo, de visionarem vários vídeos sobre o fundo do mar, os peixes, a diferença entre a forma como vivem no mar e Oceanos livremente e os criados em viveiros- aquicultura, como se processa a captura e o caminho que fazem até chegarem ao prato dos consumidores, chegou o momento da escolha dos peixes, aqueles que foram escolhidos- sardinha e salmão- obtiveram um maior número de preferências por parte das crianças por serem do seu conhecimento e os mais consumidos nas suas casas.
A recolha de informação foi feita através de pesquisas no computador existente, visionamento de vídeos e documentários, observação em livros, histórias contadas pelas educadoras das respetivas salas ou projetadas no datashow existente nas salas e, retiradas do Youtube.
A história foi feita por todas as salas, iniciando-se nas salas 1 e 2, passando seguidamente à sala 3 e 4 que foram dando continuidade e enriquecendo a mesma. Cada sala fez a ilustração em função do seu contributo.

Digitalização de cada uma das páginas das história: