Trabalhos 2021/2022

Escola EB S. Faustino (Guimarães)

Atividade:  A Viagem dos Alimentos (1º escalão)

Escalão: 1º escalão: jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Memória Descritiva:
Para chegar à ideia foi só necessário uma das refeições no refeitório da escola constar peixe. Geralmente as crianças e os alunos em geral não gostam de peixe.
Desconhecem em grande parte a sua origem, o seu nome e como chegam aos nossos pratos. De forma humorística a educadora do jardim de infância contou a história à Maiara e à Margarida para ver se elas comiam o peixe. A Rita e o Rodrigo que estão no 3º e 2º ano estavam ao lado a comer nas suas mesas. Acharam engraçado a forma como a educadora conseguiu que as meninas que têm 3 e 4 anos, comessem dois bocadinhos de peixe e, quando foram para a sala fizeram o desenho da história para o projeto.
A professora destes dois alunos do 1º ciclo estava a trabalhar com os alunos e ficamos a saber que o peixe retratado que é o bacalhau, a lagosta, a raia, o porco espinho e a lula são peixes que são cultura selvagem. A lagosta pode ser de aquicultura. O bacalhau é de muito longe primeiro vem de barco e para o conservar ele é salgado ou congelado.
Todos vêm ter às nossas casas de carro ou camião, primeiro para o hipermercado, as nossas mães vão lá e compram. Tem de ser embalado e é quase sempre numa embalagem de esferovite e plástico. Nem sempre é reciclado e faz muito mal para o Ambiente. Temos de pensar neste caso!
O peixe é muito bom para a saúde
A professora: Júlia Gonçalves
A coordenadora do projeto: Maria do Carmo
Os alunos – Rita Faria e Rodrigo

Digitalização de cada uma das páginas das história: