Trabalhos 2021/2022

Jardim de Infância do Milharado (Mafra)

Atividade:  A Viagem dos Alimentos (1º escalão)

Escalão: 1º escalão: jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Memória Descritiva:
No nosso Jardim de Infância, todos os anos nos deparamos com crianças que chegam com hábitos alimentares pouco desenvolvidos. As crianças não trazem o paladar educado para a diversidade de sabores e texturas, o que torna a hora da refeição num momento difícil para todos.
No decorrer do ano as histórias foram o recurso permanente para trabalhar estes conteúdos e sensibilizar as crianças para a ingestão de alguns alimentos que são rejeitados com frequência. Entre eles o peixe.
De forma lúdica, mas informativa, as crianças foram aprendendo que:
- Comer peixe tem benefício para a saúde porque:
1. Fortalece o sistema imunitário;
2. Ajuda a prevenir o aparecimento de osteoporose;
3. Fortalece os ossos e os dentes;
4. Previne o envelhecimento precoce da pele;
5. Reduz o risco de arteriosclerose;
6. Melhora a memória;
7. Alivia os sintomas de artrite.
Assim se foi desenvolvendo um conhecimento sobre as qualidades alimentares do peixe.
Foi sendo feito um levantamento do peixe que era consumido em casa e no Jardim. Foram sendo registadas as qualidades alimentares mais significativas de cada espécie: robalo, dourada, sardinha, pescada e salmão.
Com a abordagem a estes 7 benefícios as crianças aprenderam que os peixes possuem: proteínas, vitaminas, minerais e gorduras boas (omega3). Ficaram com a informação que estes componentes são essenciais para o crescimento e equilíbrio do corpo.
Para além de ter sido desenvolvido conhecimento sobre as qualidades alimentares deste recurso, paralelamente, foram abordadas as profissões a ele associadas.
Perante a superação da dificuldade da maior parte das crianças no consumo de peixe foi criada a história “Joca Barbatana”.

Digitalização de cada uma das páginas das história: