Trabalhos 2021/2022

Escola EB1/PE Dr. Clemente Tavares - Gaula (Santa Cruz)

Atividade:  Brigada da Cantina (1º escalão, 2º escalão ou 3º escalão)

Escalão: 1º escalão: jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Aspetos analisados pela Brigada da Cantina:
No ano letivo 2021/2022 a Brigada da Cantina envolve os alunos do 3º e 4ºanos de escolaridade. Esta brigada é formada por dois alunos que, diariamente acompanha os períodos de refeição dos alunos (lanches e almoço) e tem como principais funções monitorizar atitudes e comportamentos, zelar pela adoção de bons hábitos de higiene e saúde e sensibilizar os alunos para a importância da redução do desperdício alimentar, na cantina da escola.
No turno da manhã, a brigada funciona no período do lanche das 10h30m às 11h, no período do almoço das 13h30m às 14h30m e no turno da tarde das 16h30m às 17h.

Envolvimento dos alunos e distribuição de tarefas:
Antes da refeição, a Brigada, apoiada pelas auxiliares do refeitório, verifica a higiene das mãos e sensibiliza os alunos para a importância da lavagem das mesmas, pois este simples gesto reduz a incidência de infeções até 59%, reduz o risco de infeções respiratórias até 16% e poderá reduzir o absentismo relacionado com doenças de crianças na escola até 49%.
Durante as refeições a Brigada, desloca-se pela cantina, sensibilizando os alunos para a importância da ingestão de alimentos, nomeadamente a sopa, verduras e fruta, no sentido de promover uma alimentação saudável e o consumo da totalidade do prato, por forma a minimizar o desperdício alimentar e garantir o zelo, a preservação, a conservação e asseio das instalações do refeitório, utensílios e mobiliário da cantina e verifica os níveis de ruído à hora do almoço, sensibilizando para a sua diminuição.
A Brigada da Cantina é igualmente responsável pela verificação do destino final dos restos e sobras de comida e monitorização da separação de resíduos, por parte dos alunos e pela pesagem e registo diário do desperdício alimentar.

Divulgação à comunidade educativa:
A divulgação de todo o trabalho desenvolvido pela Brigada diariamente, na nossa escola é feita em reuniões de pais. O trabalho realizado pelos alunos é analisado, trimestralmente, pelo conselho escolar e divulgado a toda a comunidade educativa.

Registo fotográfico da brigada em ação:

Anexos: