Trabalhos 2021/2022

Escola Escultor Francisco dos Santos (Sintra)

Atividade:  Brigada da Cantina (1º escalão, 2º escalão ou 3º escalão)

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Aspetos analisados pela Brigada da Cantina:
- Zelar pela preservação, conservação e asseio das instalações do refeitório, material didático existente, utensílios e mobiliário;
- Incentivar ao consumo da totalidade da refeição, de forma a minimizar o desperdício alimentar;
- Verificar aquilo que é feito com os restos e sobras de comida;
- Verificar se é feita a separação dos resíduos.
Assim, foram analisados os seguintes temas: DESPERDÍCIO ALIMENTAR; RUÍDO; HIGIENE; RESÍDUOS.
Foi realizada a medição do ruído no refeitório, pesagem da comida que foi desperdiçada e controlada a higiene do refeitório. Foi ainda colocada sinalética de cuidados devido à Covid 19 e elaborados e afixados cartazes de sensibilização à redução do desperdício alimentar.

Envolvimento dos alunos e distribuição de tarefas:
No total estiveram envolvidos 25 alunos (15 da turma 8.º G, 3 da turma 7.º B e 7 do 9.º F).
Os alunos do 8.º G fizeram a primeira recolha de dados relativos ao desperdício alimentar, realizaram um debate interturma com as nutricionistas da Câmara Municipal de Sintra, repuseram a sinalética no refeitório, elaboraram a animação em Powtoon, com os resultados recolhidos, e o guião de exploração, conceberam as caixas para a deposição do desperdício alimentar (uma para cada item a analisar) e deram apoio no refeitório durante os dias em que se fizeram os novos momentos de análise do desperdício.
Os alunos do 7.º B deram apoio no refeitório durante os dias em que se fizeram os novos momentos de análise do desperdício.
Os alunos do 9.º F elaboraram os cartazes de sensibilização que foram colocados pelo 8.º G no refeitório.

Divulgação à comunidade educativa:
As atividades realizadas foram divulgadas através do site do Agrupamento e das redes sociais do Eco-Escolas e ainda de cartazes e de um vídeo em Powtoon. As nutricionistas da Câmara Municipal de Sintra ficaram inteiradas, da situação do desperdício no refeitório, através de uma sessão concebida pela turma 8.ºG com base numa apresentação em PowerPoint e com o apoio da professora Isabel Gonçalves.
Nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, os docentes apresentaram o Powtoon, promoveram um debate sobre o mesmo e as turmas responderam ao guião com base nessa partilha de ideias.

Registo fotográfico da brigada em ação:

Anexos: