Trabalhos 2021/2022

Escola Básica e Secundária de Búzio (Vale de Cambra)

Atividade:  Brigada da Cantina (1º escalão, 2º escalão ou 3º escalão)

Escalão: 3º escalão: ensino secundário, profissional e superior

Aspetos analisados pela Brigada da Cantina:
Através da reunião dos dados recolhidos na secretaria sobre as senhas marcadas e consumidas com os dados recolhidos pelos alunos quando visitaram a cantina aquando do seu funcionamento no horário de almoço, podemos concluir que: os alunos não comem a comida toda que colocam no prato; as senhas encomendadas nem sempre são consumidas; há dias na semana em que se verifica mais desperdício dos alimentos; os alunos das faixas etárias mais baixas são os que mais desperdiçam; no tabuleiro, a maioria dos alunos não coloca o prato da sopa; quando a sobremesa é só fruta nem sempre a consumem; alguns alunos são muito rápidos a comer e não saboreiam a refeição.

Envolvimento dos alunos e distribuição de tarefas:
Os alunos foram distribuídos em diferentes tarefas. Alguns ficaram com o trabalho de recolher e tratar os dados sobre o desperdício alimentar na nossa cantina. Outros ficaram responsáveis pela elaboração de cartazes relativos ao tema. Depois dos cartazes estarem afixados, os alunos foram sensibilizar os colegas sobre o desperdício alimentar, promovendo a alimentação sustentável, distribuindo os panfletos com medidas para mitigar este problema mundial e encorajando os colegas a consumirem a totalidade da refeição

Divulgação à comunidade educativa:
Além de terem sido afixados cartazes que visam combater e sensibilizar sobre o desperdício alimentar, foram também distribuídos pequenos panfletos com medidas para combater o desperdício alimentar, como não deixar comida no prato e aproveitar as sobras.

Registo fotográfico da brigada em ação:

Anexos: