Trabalhos 2021/2022

Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil (Arganil)

Atividade:  Brigada da Cantina (1º escalão, 2º escalão ou 3º escalão)

Escalão: 1º escalão: jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Aspetos analisados pela Brigada da Cantina:
Os temas analisados foram aqueles que se relacionavam com as regras de higiene, o consumo da refeição, a qualidade alimentar, o ruído e os resíduos.
O universo da atividade esteve centrada nos alunos que compõem o Jardim de infância e o 1º ciclo da Escola Básica de Arganil e que é de 205 indivíduos.
O trabalho foi sendo feito ao longo do segundo e terceiro período e houve o cuidado de promover uma sensibilização através de cartazes e abordagens pontuais no sentido de passar a mensagem para as boas práticas a observar.

Envolvimento dos alunos e distribuição de tarefas:
Os alunos posicionavam-se em equipas rotativas à entrada da cantina e no seu interior, procurando a recolha de dados e a sensibilização dos colegas para os aspetos em análise. A metodologia de registo foi feita através da observação in loco dos factos e construção à posteriori de gráficos, como auxílio da professora de informática, nas aulas de TIC à 2ª feira, onde eram descarregados os dados para uma melhor aferição e desenvolvimento de novas estratégias com o intuito de reorientar os hábitos e práticas no seio da Cantina. Os resultados da semana eram divulgados no expositor Eco-Escolas para consulta obrigatória de todas as turmas.
Com este trabalho conseguimos perceber um pouco da dinâmica da Cantina e de toda a ação que é desenvolvida para proporcionar aos utilizadores o melhor conforto e equilíbrio alimentar. Percebemos também que somos um elemento importante para o sucesso de todos os prossupostos e que uma alimentação saudável é muito importante para o nosso crescimento físico e intelectual.

Divulgação à comunidade educativa:
Da análise aos dados recolhidos foi consensual a necessidade de sensibilizar o grupo escola para as boas práticas tendo sido decidido fazer cartazes para o efeito, divulgar os dados recolhidos pelas diferentes turmas e, procurar junto dos responsáveis da cantina ações que promovam as boas práticas (consumo da refeição, bem-estar e higiene).
Foi elaborado um boletim informativo aos pais acerca dos resultados desta campanha de modo a sensibilizá-los para a importância dos aspetos abordados pela BRIGADA DA CANTINA.

Registo fotográfico da brigada em ação:

Anexos: