Trabalhos 2021/2022

Escola Básica Fonte dos Escudeiros (Benavente)

Atividade:  Brigada da Cantina (1º escalão, 2º escalão ou 3º escalão)

Escalão: 1º escalão: jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Aspetos analisados pela Brigada da Cantina:
- Estar atento ao consumo da totalidade da refeição por forma a minimizar o desperdício alimentar.
- Zelar pela adoção de hábitos de higiene das mãos da comunidade educativa, antes do início da refeição.
- Verificação dos níveis de ruído à hora de almoço.
- Zelar pela conservação e asseio das instalações do refeitório, utensílios e mobiliário.
- Análise das ementas escolares, para verificar de que alimentos são feitos as sopas.

Envolvimento dos alunos e distribuição de tarefas:
Desenvolveu-se durante o ano letivo o projeto "As brigadas da cantina” , em dois turnos. O primeiro turno, com as turmas do terceiro e dos quartos anos e o segundo turno, com as turmas do primeiro e segundo ano e ainda um grupo de alunos do quarto ano, para ajudarem os mais “pequenitos”. Ao longo do ano foram realizadas várias assembleias, com os delegados de turma e com os alunos da brigada, com objetivo de incutir nos restantes alunos que o refeitório é um espaço onde é necessário cumprir regras e ter hábitos de uma alimentação equilibrada e saudável.
Foram formadas brigadas para a cantina, constituídas por 6 elementos, (sendo 2 por cada grupo de ano) funcionando de forma rotativa. Esta brigada foi sempre uma mais valia para o projeto.
Este ano letivo, com os dois turnos no refeitório, o papel das brigadas foi muito importante, principalmente, o grupo que fica para ajudar no segundo turno. (Põem água nos copos, ajudam os colegas mais pequenos, colocam os pratos nos tabuleiros, vigiam na higiene das mãos). As equipas das brigadas tinham uma capa com folhas de registo, onde registavam o número de almoços da turma, e o número de alunos que deixavam desperdício e o tipo de desperdício (alface, sopa...)
As brigadas funcionavam dois dias na semana e tinham também como objetivo principal “O apelo ao desperdício alimentar”, incentivando os colegas a não deixarem restos de comida no prato.

Divulgação à comunidade educativa:
A EB 1 Fonte dos Escudeiros assume-se como uma Escola promotora de boas práticas ao nível da saúde e do ambiente. Todas as atividades, incluindo as das brigadas são divulgadas na página da escola. Na semana da alimentação foram desenvolvidas várias atividades, incluindo a elaboração de ementas saudáveis, que por sua vez, a nutricionista da Câmara Municipal de Benavente, recolheu nas escolas e escolheu uma, para ser confecionada em direto, no dia da Alimentação, por um chefe da região. A mesma ementa, foi o almoço dos alunos nesse dia.

Registo fotográfico da brigada em ação:

Anexos: