Trabalhos 2021/2022

Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello (Ansião)

Atividade:  Brigada da Cantina (1º escalão, 2º escalão ou 3º escalão)

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Aspetos analisados pela Brigada da Cantina:
- promoção dos hábitos de higiene das mãos antes e depois das refeições;
- avaliação do cumprimento das regras da cantina;
- uso de
telemóvel durante a refeição;
- o ruído;
- o desperdício de alimentos;
- e hábitos de compostagem dos alimentos crus e cozinhados e os alimentos mais usados na confeção das sopas.
Conclusão
- a média de alunos que usa telemóvel durante a refeição é de 9%.
- nenhum aluno revelou um comportamento não adequado ao espaço.
- nenhum aluno realiza a lavagem de mãos antes ou depois das refeições.
- os alimentos mais usados na confeção das sopas são: couve, batata, água, cenoura e feijão.
Os resultados obtidos permitem-nos concluir que é urgente desenvolver hábitos de higiene
das mãos antes e depois das refeições; promover campanhas de sensibilização para a questão
do ruído na cantina; de hábitos de compostagem dos alimentos crus e cozinhados e diversificar
os alimentos das sopas tornando-as mais apelativas.
Estes resultados serão divulgados na página do agrupamento/facebook e no jornal
palavrinhas. Pretende-se fazer uma campanha de sensibilização alusiva ao tema, reforçando a
importância do consumo de sopa, valorizando os alimentos e fortalecendo a importância da
redução dos desperdícios e do seu reaproveitamento para a compostagem.

Envolvimento dos alunos e distribuição de tarefas:
1ª fase - Nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento foi elaborada uma planificação do projeto,
com a definição dos aspetos a trabalhar, a periodicidade da ação e a realização de um cartaz
para divulgação da atividade.
2ª fase - Foram constituídas quatro equipas, para fazer os registos de dados. Ficou acordado
cada equipa fazer uma ação por semana.
3ª fase - Definição de aspetos a serem trabalhados: promoção dos hábitos de higiene das
mãos antes e depois das refeições, avaliação do cumprimento das regras da cantina, uso de
telemóvel durante a refeição, o ruído, o desperdício de alimentos e hábitos de compostagem
dos alimentos crus e cozinhados e os alimentos mais usados na confeção das sopas.
4ª fase - Na disciplina de Matemática foi feita a análise dos resultados e realização de gráficos.

Divulgação à comunidade educativa:
A atividade foi divulgada via email e através de cartazes (em anexo)

Registo fotográfico da brigada em ação:

Anexos: