Trabalhos 2021/2022

Escola Básica Mosteiro e Cávado (Braga)

Atividade:  Brigada da Cantina (1º escalão, 2º escalão ou 3º escalão)

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Aspetos analisados pela Brigada da Cantina:
Na nossa escola, este ano letivo, os aspetos analisados pela Brigada foram o consumo de sopa e fruta ao almoço na cantina.
A separação de resíduos (saquinho de papel dos talheres e a embalagem de plástico do pão) já era uma prática de monitorização nesse espaço, com ecopontos na cantina.
A separação dos resíduos orgânicos da cantina para compostagem também é uma prática regular.
Face ao exposto, o nosso foco, este ano letivo, foi sensibilizar os alunos para fazerem uma refeição mais saudável/completa, com sopa e fruta.

Envolvimento dos alunos e distribuição de tarefas:
A tarefa de monitorização do consumo de sopa e fruta envolveu alunos de duas turmas, uma do 6.ºano e outra do 9.ºano, ambas com o tema da alimentação saudável no programa da disciplina de ciências naturais.
A distribuição de tarefas consistiu na formação de quatro grupos, dois do 6.ºano (6.ºD) e dois do 9.ºano (9.ºA), cada grupo da brigada responsável por um dia da semana, exceto à sexta-feira, devido ao número reduzido de turmas nesse dia na cantina. A turma do 9.ºA participou ainda numa ação mais intencional de sensibilização para o consumo de sopa e de fruta, uma delas intitulada "Água na boca e muito +, na sopa" e aplicação de um questionário (3 questões) a uma amostra aleatória de alunos.
Outras turmas do 9.ºano elaboraram cartazes sobre o tema e a dieta mediterrânica para exposição na cantina.
Os alunos envolveram-se com empenho e interesse na atividade, realizando as tarefas previstas durante o segundo período. .

Divulgação à comunidade educativa:
A atividade foi divulgada através de cartazes em diferentes espaços da escola, em reuniões de diretores de turma e nos conselhos de turma (estes integram representantes dos pais/encarregados de educação e dos alunos). Os resultados recolhidos pela Brigada foram trabalhados pela turma envolvida do 9.ºano (9.ºA), na forma de gráficos, e optou-se neste primeiro ano de Brigada da Cantina apenas pela divulgação geral dos resultados, com sugestões e orientações para o próximo ano letivo.

Registo fotográfico da brigada em ação:

Anexos: