Trabalhos 2021/2022

Escola EB1 de Carvalhal (Valongo)

Atividade:  Brigada da Cantina (1º escalão, 2º escalão ou 3º escalão)

Escalão: 1º escalão: jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Aspetos analisados pela Brigada da Cantina:
Foram analisados os seguintes aspetos:
- Alunos que não terminam a refeição na totalidade;
- Alunos que não higienizam as mãos antes do início da refeição;
- Existência de ruído à hora do almoço;
- Cores dos alimentes existente no prato;
- Destino dos restos e sobras de comida;
- Existência de hábitos de compostagem dos alimentos crus;
- Separação dos resíduos.

Envolvimento dos alunos e distribuição de tarefas:
Os alunos mantiveram-se bastante motivados, envolvidos e demostraram-se muito responsáveis ao longo da sua intervenção na cantina da escola. Este projeto foi realizado pelos discentes do 4º ano, distribuindo as tarefas de supervisão da cantina entre as turmas do 4ºA E 4ºB. Rotativamente, três alunos formavam a Brigada semanal da Cantina, monitorizando os comportamentos dos pares e determinadas ações realizadas na cantina da Escola. A organização da Brigada e as respetivas semanas a monitorizar foram organizadas pelas respetivas professoras titulares.
A periocidade semanal da atuação da Brigada da Cantina foi estipulada na 2ª reunião de Conselho Eco Escolas, a 29 de março, bem como, foi decidido que os alunos em atuação na Brigada usassem uma camisola cavada verde que os distinguisse dos pares, identificando a sua função.

Divulgação à comunidade educativa:
A divulgação à comunidade educativa da atividade foi elaborada por parte da Coordenadora do Programa Eco Escolas, via e-mail institucional, a todos os docentes da escola e, em particular, às respetivas professoras titulares do 4ºA e 4ºB, para que transmitissem aos respetivos discentes. Assim como, foi divulgada a atividade em reunião de Conselho Eco Escolas realizada no dia 29 de março, tendo-se decidido a periocidade semanal da monotorização da Brigada da Cantina e solicitado à Presidente da Associação de Pais que também a divulgasse junto dos encarregados de educação. Posteriormente, as referidas professoras titulares do 4ºA e 4ºB e a Coordenadora do Programa Eco Escolas selecionaram os aspetos a monitorizar pela Brigada da Cantina e as questões a efetuar aos seus pares, bem como, outras situações a supervisionar, tendo-se elaborado uma grelha para o efeito. Os resultados finais foram comunicados pela Coordenadora, via e-mail institucional, a todos os docentes da escola com sugestões de melhoria relacionadas com o ruído na Cantina e número de alunos que não higienizam as mãos antes do início da refeição ou não a terminam na totalidade.
Assim, de acordo com os resultados obtiveram-se as seguintes conclusões:
Embora o número de alunos que não terminavam a refeição na totalidade e que não higienizavam as mãos antes do início da refeição fosse diminuindo, por meio de ações de consciencialização por parte dos docentes titulares de turma e educadores, ainda se verifica um valor residual.
Outro problema detetado foi a existência de ruído na cantina à hora do almoço que não melhorou ao longo da monitorização, devendo a comunidade escolar investir mais para minimizar o referido ruído.
O nº de cores existentes no prato foram aceitáveis, variando uniformemente entre 4 e 6.
Assim como, existem hábitos de compostagem dos alimentos crus, sendo os alimentos cozinhados separados e posteriormente recolhidos pela Câmara Municipal na recolha seletiva de resíduos sólidos.

Registo fotográfico da brigada em ação:

Anexos: