Trabalhos 2021/2022

Escola Básica Alexandre Herculano - Santarém (Santarém)

Atividade:  Brigada da Cantina (1º escalão, 2º escalão ou 3º escalão)

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Aspetos analisados pela Brigada da Cantina:
A Brigada da Cantina é constituída por alunos do 2ºciclo, com idades entre os 10 e 14 anos. Esta brigada observou, analisou e discutiu em sessões semanais alguns aspetos, tais como: o ruído feito na cantina por diversos momentos; as regras de higiene e segurança na cantina, fazendo por vezes alguma vistoria; o uso do telemóvel enquanto almoçavam (alguns alunos usam os telemóvel enquanto almoçam); o desperdício alimentar no final de cada refeição, verificando-se uma diminuição do desperdíci (alguns alunos se não apreciam o prato não levam no tabuleiro); averiguar se a maioria dos alunos levava sopa e fruta, se comia o prato principal ou havia algum prato menos preferido (peixe é sempre o menos apetecível pelos alunos); e o tempo que os alunos levavam a almoçar ( cerca de 10 a 15 minutos).

Envolvimento dos alunos e distribuição de tarefas:
Os alunos gostam de realizar as tarefas relacionadas com a cozinha, têm gosto por aprender e ajudar. Consideram importante sensibilizar para o desperdício alimentar, compreendem que é fundamental praticar uma alimentação saudável e sustentável e são curiosos em saber mais sobre a alimentação de outras culturas, dado que temos uma enorme diversidade de alunos estrangeiros. A distribuição das tarefas dentro da Brigada da Cantina foi fácil de fazer, isto porque todos queriam participar em tudo. Dentro da cantina, os grupos eram organizados por mim, coordenadora ou pelo cozinheiro e assistentes auxiliares, sem qualquer discussão.

Divulgação à comunidade educativa:
As atividades definidas e desenvolvidas são divulgadas à comunidades educativa, por mail, por cartazes afixados em locais visíveis, expostas na vitrine Eco-Escolas e pelos próprios alunos e professores envolventes.

Registo fotográfico da brigada em ação:

Anexos: