Trabalhos 2021/2022

Escola EB 2,3 de Gandarela (Celorico de Basto)

Atividade:  Eco-Ementas Mediterrânicas | Eco-Cozinheiros (2º escalão ou 3º escalão)

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Ementa:

Memória descritiva:
Valores nutricionais ementa, segmentada por elementos e total, incluindo valores de referência nutricional de energia, lípidos, lípidos saturados, hidratos de carbono e açucares, fibra, proteínas e sal:
ENTRADA: Valor nutricional total (aproximado) em gramas/porção = 3,9 gr/porção
Proteínas_3,7gr
Lípidos_0,1gr
Lípidos saturados_0gr
Hidratos de carbono_0,1gr
Açucar_0gr
Fibra_0gr
Sal_0gr
PRATO: Valor nutricional total (aproximado) em gramas/porção = 192 gr/porção
Proteínas_55gr
Lípidos_38gr
Lípidos saturados_7gr
Hidratos de carbono_70gr
Açucar_9gr
Fibra_10gr
Sal_3gr
SOBREMESA: Valor nutricional total (aproximado) em gramas/porção = 97 gr/porção
Proteínas_3gr
Lípidos_10gr
Lípidos saturados_2gr
Hidratos de carbono_45gr
Açucar_32gr
Fibra_5gr
Sal_residual
Dieta Mediterrânica
Toda a ementa cumpre os princípios da dieta mediterrânica. É de cozinha simples; protege os nutrientes dos produtos utilizados (sopa e cozido) e promove um elevado consumo de produtos vegetais nomeadamente produtos hortícolas e leguminosas. Estes produtos foram escolhidos por se encontrarem nesta época e serem produzidos localmente. Usou-se o azeite como principal fonte de gordura e a quantidade de sal usada é muito residual.
Sociais, Ambientais e Financeiros
Gandarela é um meio rural, o que facilitou a aquisição de produtos sazonais e sustentáveis. À exceção do peixe e temperos (azeite, vinagre, pimentão doce, sal e canela) todos os produtos usados foram adquiridos diretamente nos produtores (alguns produzidos no quintal dos nossos colegas). Estes produtos, produzidos localmente através métodos de produção que respeitam a natureza, podem ser encontrados na estação Primavera/Verão. Sendo produtos locais, contribuiu-se para a economia da região e minimizou-se a pegada de carbono por não usar cadeias de distribuição. Por outro lado, tentou-se manter a cultura portuguesa sobretudo com a confeção da sopa, uma entrada rica nutricionalmente e hidratante. A conjunção dos pratos elaborados permite que todas as famílias, inclusive as mais desfavorecidas economicamente, as possam replicar no seu contexto familiar. Deste modo, construiu-se uma ementa nutricionalmente adequada, de baixo impacto ambiental e economicamente acessível e justa.

Registo fotográfico:

Informação extra:
No anexo da informação extra.

Informação extra (anexos):