Trabalhos 2021/2022

Escola EB 2,3 Egas Moniz (Guimarães)

Atividade:  Eco-Ementas Mediterrânicas | Eco-Cozinheiros (2º escalão ou 3º escalão)

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Ementa:

Memória descritiva:
Escolhemos o Salmão como proteina princial pois é um alimento muito rico em termos nutricionais. O salmão é um grande peixe da família Salmonidae. Peculiar aos mares e rios europeus, é muito procurado pela sua apreciadíssima carne rosada, muito saborosa.
O salmão é um peixe branco. A cor vermelha do salmão é devida a um pigmento chamado astaxantina, produzido através das algas e dos organismos unicelulares, que são ingeridos pelos camarões do mar. O pigmento é armazenado no músculo do camarão ou na casca. Quando os camarões são comidos pelo salmão, estes também acumulam o pigmento nos seus tecidos adiposos.
A sua constituição em os ácidos gordos insaturados, predominantemente os ómega-3, são benéficos para a saúde cardiovascular. Estes ajudam a baixar os níveis de LDL-colesterol (“mau colesterol”), elevar os níveis de HDL-colesterol (“bom colesterol”), intervêm ainda na regularização da tensão arterial, coagulação sanguínea, resposta imune e reações inflamatórias. “ in https://saboreiaavida.nestle.pt/bem-estar/salmao”
A ementa é realizada de forma a que seja uma alimentação equilibrada e que tenha todos os nutrientes necessário ao melhor desenvolvimento cognitivo e físico dos nosso jovens.

Registo fotográfico:

Informação extra:
A Informação consta no ficheiro da Ementa

Informação extra (anexos):