Trabalhos 2021/2022

Escola Básica de Arões - Santa Cristina (Fafe)

Atividade:  Eco-Ementas Mediterrânicas | Eco-Cozinheiros (2º escalão ou 3º escalão)

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Ementa:

Memória descritiva:
A escolha da ementa foi ao encontro da opinião e gosto da maioria dos alunos, já que grande parte deles mostram bastante resistência em comer peixe na cantina escolar. O peixe escolhido foi o atum (de conserva ao natural), por ter um alto teor de proteína, que nestas idades é de extrema importância, e um baixo teor de colesterol e gorduras saturadas. A ementa foi confecionada de uma forma criativa e simples.
Todos os desperdícios resultantes das refeições e da sua confeção são devidamente reciclados nos ecopontos próprios, estando a escola munida de um compostor orgânico para o efeito.
Desde a pesquisa, escolha, elaboração e confeção da ementa final colaboraram professores e alunos.
Alguns dados solicitados aqui estão integrados no documento pdf da ementa.

Registo fotográfico:

Informação extra:
Esta ementa foi criada com base na Dieta Mediterrânica, uma vez que esta faz parte do património alimentar mediterrânico em Portugal e é reconhecida pelo consumo de produtos frescos e sazonais da região, pelo consumo abundante de alimentos de origem vegetal, pela escolha do azeite como principal fonte de gordura, pelo baixo consumo de carnes vermelhas, entre outros.
Apesar das quantidades da ementa dos diferentes pratos ser para uma refeição para quatro pessoas, o cálculo do valor energético foi efetuado por pessoa. Assim, o valor energético total da ementa por pessoa é de 701 Kcal. Optamos por apresentar estes valores por pessoa para os alunos terem a noção das calorias dos diferentes componentes em cada prato.
Os preços foram calculados através do custo atual dos produtos, tendo como referência o custo dos produtos no site do Pingo Doce.
Esta ementa foi efetuada a pensar num gasto sustentável dos recursos naturais.
Os legumes são frescos e provenientes de uma agricultura sustentável.
Os restantes dados vão integrados no documento pdf da ementa.