Trabalhos 2021/2022

Escola Secundária João da Silva Correia (São João da Madeira)

Atividade:  Os 10 Princípios da Dieta Mediterrânica (Cartaz: 1º escalão | Vídeo: 2º escalão ou 3º escalão)

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Vídeo | 2º e 3º escalão

Vídeo:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Memória Descritiva:
1. Ação Realizada: 10 Princípios da Dieta Mediterrânica (Projeto DAC da turma A do 8º ano)
1.Breve descrição da ação:
 Projeto “Our healthy snack” – ação de sensibilização/atividade criativa no Dia Mundial Alimentação (Projeto Educativo Municipal)
 Projeto interdisciplinar no âmbito do DAC da turma – confluência curricular em alguns domínios de várias disciplinas, nomeadamente nas disciplinas de inglês, ciências naturais e geografia;
 Trabalho colaborativo em DT-Turma – 5 grupos de trabalho –2 princípios da dieta mediterrânica;
 Elaboração de infográficos – tratamento de imagens e outras informações relativas aos 10 princípios da dieta mediterrânica;
 Partilha digital / publicação de fontes e de produtos em mural digital – aplicação padlet – espaço digital colaborativo para recolha das pesquisas e imagens relativas aos princípios;
 Edição do vídeo e publicação no canal YouTube do Agrupamento.
2.Intervenientes
Alunos – turma A do 8º ano de escolaridade - Ana Rosa, Alicia Cavaleiro, André Paiva, Bernardo Ribeiro, Bianca Silva, Camila Paixão, Diogo Paiva, Eduardo Pinho, Emanuel Guimarães, Francisco Martins, Francisco Rodrigues, Gonçalo Alves, Gonçalo Amaral, Guilherme Silva, Gustavo Oliveira, Lucas Yourkoff, Mariana Fonseca, Pedro Bastos, Rita Oliveira, Rita Santos, Rodrigo Brandão, Rodrigo Terra, Rodrigo Vieira, Tiago Magalhães, Sara Abelheira, Sofia Teixeira, Vasco Sá Pinho, Mariangel Oliveros.
Professores – Margarida Barreiros, Ana Sá, Sandra Fonseca
3. Data de realização Ao longo do ano letivo – janeiro a maio
4. Local de realização São João da Madeira – Escola
5. Importância da implementação da ação na comunidade escolar
(Eduardo Pinho e Sofia Teixeira – membros do Conselho Eco-Escolas)
A turma evidenciou interesse sobre as questões da sustentabilidade e dos hábitos saudáveis e aceitou o desafio de desenvolver este projeto.
Dois alunos da turma fazem parte do Conselho Eco-Escolas e aceitaram o desafio de apresentar a ação no grupo, mesmo porque teria enquadramento nos projetos interdisciplinares no âmbito do DAC.
No âmbito das iniciativas do Eco-Escolas achou-se que poderia ser interessante explorar o eixo educativo alimentação saudável e sustentável., atendendo à crescente necessidade de sensibilizar os jovens para escolhas mais saudáveis para a sua saúde geral e mais sustentáveis no que se refere ao planeta. Mais do que um plano alimentar ou de tradições gastronómicas, é um modo de estar, de ser, de comer e de viver, típico da nossa região no Mediterrâneo.
O objetivo geral da ação justifica-se como muito pertinente na formação integral dos alunos – “O padrão alimentar da Dieta Mediterrânica é visto como o mais saudável e mais sustentável no mundo. Este desafio tem como objetivo dar a conhecer não só a Dieta Mediterrânica, mas também os seus 10 Princípios…”. Os alunos aprenderam e vivenciaram este património imaterial, tal como definido pela Unesco.
6. Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada
Identificação do mote – tema aglutinador da turma: No início do ano letivo (em setembro) os alunos da turma em conjunto com a diretora de turma, identificaram algumas áreas de interesse para desenvolverem projetos interdisciplinares, no âmbito do DAC - “O Futuro está nas nossas Mãos” - “Eco-LOGICAL Challenge: the future is now”.
Assim, as escolhas saudáveis e sustentáveis relacionadas com os hábitos alimentares estão no enquadramento da ação sobre os 10 princípios da dieta mediterrânica e em alinhamento com o projeto interdisciplinar.
Projeto “ Our Healthy Snack ” challenge/ #healthychoices, promovido pelo Programa Eco- Escolas, em articulação com PEM de S. J. Madeira: o desafio que a Eco- Escolas lançou para o Dia Mundial da Alimentação em outubro de 2021: um folheto foi explorado na turma e os alunos partilharam em "snapshots" as suas escolhas saudáveis nos intervalos escolares para se manterem com boa energia. A iniciativa de sensibilização foi publicada na página Facebook do Agrupamento.
(https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=pfbid038K1pBWdTSyK18bVcGGDSJTRZEQGoaHbNSUk1BQLoNvj4HXaEqvDKgtQYu1X8kuWXl&id=10007295825411
Pesquisas, elaboração de infográficos e recolha de produtos de imagem ou informação: o grupo foi dividido em 5 grupos e cada grupo trabalhou, pesquisou e explorou 2 princípios da dieta mediterrânica. A partir de alguns dos conteúdos trabalhados nas 3 disciplinas referidas, bem como das pesquisas e recolha de informações, os grupos fizeram partilha em mural digital – aplicação padlet – espaço digital colaborativo para recolha das pesquisas e imagens relativas aos 10 princípios.
Também acederam ao canal da turma em espaço colaborativo na aplicação da Microsoft Teams.
https://padlet.com/margaridabarreiros_m/1ky93b5ikulzll8b
M.ª Margarida Barreiros [GR 330]: Dieta nossa, receitas nossas ????????????⭐ https://www…
publicada em Turma 8A DT / Canal Equipa Teams
Edição e produção do vídeo do projeto: a edição do vídeo e respetiva publicação no canal YouTube do Agrupamento foi acompanhada e monitorizada pelo técnico TIC / projetos literacia digital do Agrupamento para incorporar todos os produtos dos 5 grupos em termos de imagens, textos, vídeos, áudio, powerpoint slides ou canva graphics que os alunos publicaram no padlet.
6.1.Registo fotográfico e disseminação das principais etapas do projeto e edição do vídeo
Ao longo do ano letivo foi possível divulgar algumas etapas do projeto à comunidade educativa e local através de diferentes tipos de publicações, das redes sociais do Agrupamento (facebook e instagram) a outro tipo de publicações digitais – blog e páginas da Biblioteca Escolar do AE e mural digital na aplicação padlet acima referido.
O vídeo publicado no canal YouTube do Agrupamento teve em conta os produtos pesquisados, trabalhados e / ou produzidos pelos 5 grupos e também será partilhado nos diferentes domínios e redes acima mencionados.
https://www.flipsnack.com/portaberta/portaberta-8-edi-o.html (blog BE)
https://www.facebook.com/pages/category/Local-Business/Agrupamento-de-Escolas-Jo%C3%A3o-da-Silva-Correia-1812475475682841/
https://www.youtube.com/channel/UCESMELvqBBjiHXIUSnt4Obg (Canal AE)
7. Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do
Projeto
https://www.pingodoce.pt/responsabilidade/dieta-mediterranica/
https://www.arodadaalimentacao.pt/alimentacao/dez-principios-da-dieta-mediterranica
https://youtu.be/WvEdN2LkdCE (O que é a Dieta mediterrânica – Episódios)
https://youtu.be/G_KRyv07N-Q
8. Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares
Projeto DAC da Turma A do 8º ano - “O Futuro está nas nossas Mãos” / “Eco-LOGICAL Challenge: the future is now”
Disciplinas Envolvidas: Inglês, Ciências Naturais, Geografia
Áreas de competências a desenvolver de acordo com o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade:
Linguagem e textos - Informação e comunicação: - Raciocínio e resolução de problemas; - Pensamento crítico e criativo; - Desenvolvimento pessoal e autonomia; - Relacionamento interpessoal; - Saber científico, técnico e tecnológico; - Bem-estar, saúde e ambiente.
• Desenvolvimento pessoal e autonomia – cidadania proativa
• Sensibilidade estética e artística
• Informação e comunicação - partilhar ideias e criar redes de ação
• Saber científico, técnico e tecnológico
• Relacionamento Interpessoal - participação ativa / ativismo jovem.
Aprendizagens essenciais - contéudos (perfil do aluno):
Inglês - Relacionar conhecimentos de forma a desenvolver criatividade em contexto - Pesquisar novas ideias e reinterpretar ideias existentes; participar em atividades diferenciadas e de natureza diversa; participar em projetos e atividades interdisciplinares. - Mod 1 - Teen world - routines – lifestyles; Mod 3 – Sports & Food; Mod 6 -Nurture Mother Nature;
Ciências Naturais - Analisar criticamente exemplos acerca do modo como a ação humana pode interferir nos ciclos de matéria e afetar os ecossistemas - Sustentabilidade da Terra;
Geografia - Caracterizar os principais processos de produção e equacionar a sua sustentabilidade - Atividades económicas - a agricultura biológica.