Trabalhos 2021/2022

Escola EB nº2 da Lousã (Lousã)

Atividade:  Os 10 Princípios da Dieta Mediterrânica

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Vídeo | 2º e 3º escalão

Vídeo:

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Memória Descritiva:
Fundamentação da Eco Ementa nos Princípios da Dieta Mediterrânica:
Esta Eco ementa é baseada nos seguintes princípios da Dieta Mediterrânica (referência bibliográfica - portugal/ pelas SNS e DGS):
“Cozinha simples” que tem na sua base defender os nutrientes. Na ementa o primeiro prato é creme de legumes.
“Elevado consumo de produtos vegetais, nomeadamente de produtos hortícolas, pão de qualidade e cereais pouco refinados”. Brócolos, cebola, tomate, pão integral.
“Consumo de produtos vegetais produzidos localmente, frescos e da época.” A maior parte dos produtos podem-se se encontrar na horta pedagógica da Escola Básica nº2 da Lousã.
“Consumo de azeite como principal fonte de gordura.” Azeite utilizado na confeção da Eco Ementa escolhida.
“Consumo moderado de laticínios” – Foi utilizada sobremesa de manga e laranja.
” Utilização de ervas aromáticas para temperar em detrimento do sal” – Foram utilizadas ervas da horta pedagógica escolar na confeção da Eco Ementa.
” Consumo frequente de pescado e baixo de carnes vermelhas” – No caso da Eco Ementa foi utilizada truta assada em detrimento da carne vermelha.
“Consumo baixo a moderado de vinho e apenas nas refeições principais” – Foi dada preferência a sumo de laranja.
“Convivialidade à volta da mesa” – Convívio na realização da ementa em família.
Nos projeto Etwinning: “My biggest river” e “Missão sem Título” do Museu Municipal de Coimbra de 2021/2022 foram implementados desafios ambientais nas turmas A/B, do 2º ano e D/G, do 5ºano, Escolas Básica nº 1 e nº2, do Agrupamento de Escolas da Lousã, em parceria diagonal no projeto de turma 5D: ”Aqua Ars” . Como atores parceiros e integrantes enquadram as turmas 3AN3, 4AN3 e 43BN3 do Agrupamento de Escolas de S. João da Talha – Lisboa.
Parceiros: Plano Nacional das Artes/Projeto Eco escolas/Plano De Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE)/Museu Álvaro Viana de Lemos.
No Edifício Chiado, na Galeria Almedina, de 31 de março a 24 de abril de 2022, decorreu a exposição dos trabalhos do projeto “Missão sem Título” com a divulgação das memórias fotográficas e o recurso às tecnologias, utilizando a plataforma Classroom com uma disciplina criada para o efeito. A sua inauguração foi no dia 31 de março, às 15h00, no Edifício Chiado com a presença de Francisco Paz, Diretor do Departamento de Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Coimbra.
Este projeto online, da autoria da Câmara Municipal de Coimbra, para o Museu Municipal de Coimbra, baseado na coleção de arte Telo de Morais teve na sua operacionalização 8 Missões, 8 desafios, lançados semanalmente, ao longo dos meses de janeiro e fevereiro, este projeto teve como enfoque o apelo à imaginação e criatividade dos alunos, assim como a aplicação e aquisição de conhecimentos, envolvendo também as famílias (4 gerações familiares), numa articulação interdisciplinar, de acordo com as solicitações de cada estímulo. O projeto "Missão sem título" concorre para a interdisciplinaridade e a flexibilização disciplinar, promovendo a articulação das aprendizagens de diferentes áreas disciplinares, estimulando competências de leitura e escrita, produção multimédia e utilização de recursos digitais, relacionamento de conceitos e aprendizagens com situações concretas. Estas aprendizagens são mais significativas pois envolvem a participação das famílias, a pesquisa sobre tradições locais e hábitos da população de onde os alunos e alunas são oriundos. Através desta metodologia de trabalho são ainda trabalhadas as dimensões da cidadania, da inclusão e do património humano e cultural.
Na Lousã, será exposto no Museu Álvaro de Lemos com uma nova narrativa.
A eco ementa realizada em família foi um dos oito desafios lançados às famílias. Os produtos utilizados têm exteriorização de sustentabilidade na horta pedagógica da Escola Básica nº2 da Lousã - Agrupamento de Escolas da Lousã, sendo uma ementa de baixo valor calórica, rica em fibras tem um valor nutricional congruente com uma vida saudável. E o seu valor monetário se tiver que ter expressividade financeira será de valor adequado.
EMENTA SUGERIDA: CREME DE LEGUMES/TRUTA COM BATATA A MURRO/LAMINADA DE FRUTA/ÁGUA
Professora responsável: Maria de Almeida Santos