Trabalhos 2021/2022

Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto (Porto)

Atividade:  Os 10 Princípios da Dieta Mediterrânica (Cartaz: 1º escalão | Vídeo: 2º escalão ou 3º escalão)

Escalão: 3º escalão: ensino secundário, profissional e superior

Vídeo | 2º e 3º escalão

Vídeo:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Memória Descritiva:
No âmbito do programa Eco-Escolas, a atividade “Os 10 Princípios da Dieta Mediterrânica” foi um dos desafios selecionados dentro da temática da Alimentação Saudável e Sustentável, a qual foi incluída no plano de ação apresentado pela ESS para o presente ano letivo (2021/22).
O desafio previa a realização de um vídeo com a duração máxima de 3 minutos sobre os 10 princípios da dieta mediterrânica. Atendendo ao papel de relevo desempenhado pela alimentação, esta deve ser saudável, isto é, promover saúde e bem-estar físico, mental e social, mas também sustentável, devendo ter um baixo impacto ambiental, garantir a preservação da biodiversidade e a saúde dos ecossistemas. Aqui surge a Dieta Mediterrânica como um padrão alimentar sustentável e promotor de saúde. Neste sentido, a elaboração do presente vídeo sobre os seus 10 princípios teve como intuito divulgar o contributo deste padrão alimentar para a prática de uma alimentação saudável e sustentável.
Para a elaboração do vídeo foram recolhidas informações relativas à dieta mediterrânica e os seus princípios, no site oficial do Plano Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) da Direção-Geral da Saúde, bem como de imagens alusivas aos mesmos, com recurso ao banco de imagens gratuito Pexels.
O desenvolvimento do vídeo promoveu o envolvimento de 13 membros do Conselho Eco-Escolas para a gravação de voz com os 10 princípios da Dieta Mediterrânica e para a seleção das imagens recolhidas que melhor representavam esses princípios.