Trabalhos 2021/2022

Escola Secundária de Valongo (Valongo)

Atividade:  Os 10 Princípios da Dieta Mediterrânica (Cartaz: 1º escalão | Vídeo: 2º escalão ou 3º escalão)

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Vídeo | 2º e 3º escalão

Vídeo:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Memória Descritiva:
A alimentação tradicional dos países de Mediterrâneo, designada dieta mediterrânica, tem sido muito estudada nos últimos 50 anos. Os estudos científicos acompanharam e analisaram o estado de saúde de populações com consumo mais elevado de produtos vegetais, nomeadamente de hortícolas, fruta, pão de qualidade e cereais pouco refinados, leguminosas, frutos secos e azeite. Os resultados de muitos estudos sugerem que este padrão diário de alimentação está associado a uma maior longevidade e à proteção de doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, cancro, diabetes, obesidade e doenças neurodegenerativas.
Portugal, um país com forte influência mediterrânica na sua gastronomia, tem vindo lentamente a afastar-se dos padrões alimentares tradicionais, o que é preocupante.
Este trabalho mereceu o envolvimento dos alunos e serviu como fonte de sensibilização. Os mesmos criaram ilustrações para cada um dos princípios da dieta mediterrânica. Depois da criação das ilustrações criaram o produto final sob a forma de um vídeo.
As fontes de recolha de informação foram sites credíveis na Internet e os manuais do 9º ano de Ciências Naturais da biblioteca da escola.