Trabalhos 2021/2022

Escola Básica do Castro (Trofa)

Atividade:  Os 10 Princípios da Dieta Mediterrânica (Cartaz: 1º escalão | Vídeo: 2º escalão ou 3º escalão)

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Vídeo | 2º e 3º escalão

Vídeo:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Memória Descritiva:
Como um dos temas do 9º ano de escolaridade da disciplina de Ciências Naturais é a “Saúde” onde é abordada a importância da “Alimentação Saudável” com o enfoque da dieta mediterrânica, assim foi lançado este desafio a estes alunos no primeiro período.
Neste sentido foi proposto que fossem criados grupos de 3 alunos para a criação de um texto alusivo aos 10 princípios da dieta mediterrânica, e escolhesse 10 imagens, uma para cada princípio, da Dieta Mediterrânica, para além de focarem as suas vantagens.
Maioritariamente as pesquisas realizadas foram em sites da internet.
No segundo período, houve a seleção do melhor texto e das melhores imagens. Quanto às imagens os alunos não estavam familiarizados com os direitos de utilização, ou seja, as que são livres de serem utilizadas, modificadas e partilhadas, daí ter sido feito este apontamento para estarem atentos para futuras pesquisas.
Com o decorrer do estudo dos vários sistemas que constituem o corpo humano os alunos foram acrescentando pormenores relativos a doenças associadas a uma má alimentação. Ficando assim a entender melhor as pesquisas que haviam realizadas.
No final do segundo e início do terceiro período foi constituído um grupo de alunos para a elaboração de vídeo.
Para criação da personagem e fazer a suas animações foi usada a aplicação "Gacha Club". Para colocar a personagem a falar foi usado o "Tik Tok". Para gravar foi usado as funcionalidades de um telemóvel. E finalmente para juntar tudo, a música de fundo, a voz e as imagens, usou-se a app "Cap Cut".
O primeiro filme criado excedeu o número de minutos permitido e a dição não era em português de Portugal. Daí ter sido mecessário fazer estes últimos ajustes para que o trabalho ficar dentro do exigidos.
Assim foram precisas várias horas e muita inspiração e criatividade para a elaboração deste vídeo.
O número de alunos do 9º ano envolvidos neste projeto foram 38. A conceção do vídeo (já com imagens selecionados e texto com reformulações) envolveu cerca de 40 horas.Parabéns a Todos os alunos das turmas A1 e B1 do 9º ano, pelos textos elaborados, imagens pesquisadas, que tornando este projeto possível.