Trabalhos 2021/2022

Centro Paroquial de Bem Estar Social de Almalaguês (Coimbra)

Atividade:  Os 10 Princípios da Dieta Mediterrânica (Cartaz: 1º escalão | Vídeo: 2º escalão ou 3º escalão)

Escalão: 1º escalão: jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Cartaz | 1º Escalão

10 imagens, de cada um dos princípios:

1 imagem do trabalho completo, do resultado final:

Memória Descritiva:
O projeto “OS 10 PRINCÍPIOS DA DIETA MEDITERRÂNICA ” foi trabalhado com o grupo misto (4/5anos) do pré-escolar, tendo-se iniciado a abordagem da temática no início do ano letivo 2021/2022.
A pirâmide alimentar foi apresentada ao grupo numa sessão lúdica orientada pela Nutricionista da instituição. O objetivo desta sessão foi mostrar ao grupo que existem outras representações do que é um guia da alimentação saudável, já que as crianças apenas conheciam a roda dos alimentos.
Assim, foram explorados os princípios da alimentação mediterrânica como a preferência por alimentos de origem vegetal em detrimento dos de origem animal, confeccionar os alimentos de forma simples, consumir produtos locais e da época, eleger o azeite como fonte principal de gordura, consumir moderadamente produtos lácteos, utilizar ervas aromáticas para temperar em vez do sal, consumir mais pescado do que que carnes vermelhas, ter cuidado com a ingestão de vinho às refeições, eleger a água como principal bebida ao longo do dia e, ainda, o convívio à mesa e em família!
Após esta exposição, foi pedido às crianças para construírem a pirâmide dos alimentos tendo em conta a alimentação saudável.