Trabalhos 2021/2022

Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde (Sesimbra)

Atividade:  Os 10 Princípios da Dieta Mediterrânica (Cartaz: 1º escalão | Vídeo: 2º escalão ou 3º escalão)

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Vídeo | 2º e 3º escalão

Vídeo:

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Memória Descritiva:
O projeto foi dinamizado pela professora Albertina Vieira, pelos alunos da turma de 9º ano, turma D e com a colaboração das professoras Cristina Martins (Inglês), Luísa Duque (HGP), Patrícia Rodrigues (equipa Eco-Escolas) e Teresa Seixas (equipa Eco-Escolas).
Este projeto enquadrado no CTA e na disciplina de Ciências Naturais, tem como objetivos:
• Dar a conhecer a dieta mediterrânica e os seus 10 princípios através de técnicas de expressão plástica.
• Compreender a identidade comum da Dieta Mediterrânica para os povos do sul do Mediterrâneo;
• Promover e revitalizar um estilo de vida saudável com base numa alimentação de sustentabilidade ambiental e aliada à prática de exercício físico;
• Trabalhar a interdisciplinaridade através de um planeamento integrado das atividades ao longo do ano e sua integração curricular.
De acordo com os objetivos e as orientações previstas no Concurso, procedeu-se à planificação do trabalho a dinamizar na escola, desenvolvendo estratégias e atividades que garantissem a eficácia do projeto.
Este projeto foi realizado por várias fases, com um conjunto diversificado de práticas e ensinamentos focados na promoção da alimentação saudável e na adoção da Dieta Mediterrânica como estilo de vida, cuja matriz histórica e cultural assenta na sustentabilidade ambiental tendo em conta a origem dos produtos, modo de produção dos mesmos e a sua sazonalidade, não esquecendo a convivialidade em torno da mesa.
1ª Fase – Pesquisa de informação e planificação da atividade “Piquenique”;
2ªFase – Aquisição e preparação dos alimentos de acordo com os 10 princípios da Dieta Mediterrânica;
3ª Fase – O Piquenique e recolha de imagens;
4ª Fase – Elaboração do guião associado à produção do vídeo-reportagem.
O balanço da atividade foi muito positivo, uma vez que os alunos revelaram grande empenho em todas as fases do projeto, cumprindo todos os objetivos propostos e tendo-se apropriado de aprendizagens relacionadas com a temática em estudo.
O vídeo foi divulgado no Youtube, nas redes sociais e página da internet da escola.