Trabalhos 2021/2022

Escola EB1/PE com Creche Engº Luís Santos Costa (Machico)

Atividade:  Os 10 Princípios da Dieta Mediterrânica

Escalão: 1º escalão: jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Cartaz | 1º Escalão

10 imagens, de cada um dos princípios:

1 imagem do trabalho completo, do resultado final:

Memória Descritiva:
1. Fundamentação
A infância é, por excelência, uma fase de aprendizagem de novos valores e de adoção de comportamentos, constituindo, quer a família quer a escola, um importante meio de transmissão de conhecimentos na promoção de estilos de vida saudáveis, por forma a que as crianças se tornem recetivos à introdução de mudanças de hábitos no dia-a-dia.
No âmbito do Projeto Eco Escolas, o concurso “Os 10 Princípios da Dieta Mediterrânica”, constituiu um desafio, decidindo-se projetar a sua concretização no âmbito das Atividades de Enriquecimento do Currículo (AEC).
2. Objetivos
Assim que os alunos foram abordados e motivados para a realização deste concurso, encetou-se e desenvolveu-se um processo de questionamento e pesquisa, de modo a fundamentar e firmar os seguintes objetivos e finalidades:
• (In)formar os alunos e, através deles, a população em geral, acerca da importância de uma alimentação equilibrada e saudável;
• Conhecer a Dieta Mediterrânica: histórico e conceito;
• Promover uma alimentação com base em modelos de sustentabilidade ambiental, tendo em conta a origem dos produtos, modo de produção dos mesmos e a sua sazonalidade.
3. Atividades
O processo de sensibilização para este projeto, que teve como interveniente uma turma do 4º ano de escolaridade, teve como principal objetivo alertar para a importância da adoção de estilos de vida saudáveis e para um maior conhecimento das questões que se relacionam com a alimentação saudável e, essencialmente, sustentável.
3.1 Pesquisa e registos escritos (Estudo – Atividade de Enriquecimento do Currículo)
Deste modo, considerando o objetivo principal deste concurso, procedeu-se a uma sensibilização para a importância que a Dieta Mediterrânica como ferramenta de educação alimentar, incidindo no conhecimento e análise de cada um dos seus princípios, para melhor interiorizar os respetivos conceitos.
Assim, procedeu-se a uma pesquisa, essencialmente de fontes de informação da Internet, incluindo-se também nesta fase o visionamento de pequenos vídeos de animação de como a Dieta Mediterrânica surgiu (breve historial e conceito) e de como funciona para a promoção de estilos de vida saudáveis - “História d'A Maria, o avô Silvestre e a Dieta Mediterrânica em Tavira” (YouTube),
A análise e posterior registo da informação foi, estrategicamente, efetuada em forma de esquema, visando-se uma melhor organização, visualização e memorização dos princípios.
3.2 Elaboração do painel (Expressão Plástica - Atividade de Enriquecimento do Currículo)
Posteriormente, iniciou-se a construção do painel, de acordo com as diretrizes estabelecidas no regulamento, utilizando para o mesmo diverso material, nomeadamente:
- Cartão;
- Papel de cenário;
- Fita cola Transparente;
- Caixas de cereais;
- Papel de revistas (cor verde);
- Colas líquidas (branca e UHU);
- Tesoura;
- Lápis grafite;
- Borracha;
- Esferográfica azul;
- Marcadores (preto e verde fluorescente) ;
- Cores de feltro multicolores.
- Tintas guaches (cores primárias e secundárias);
- Pincéis (grossos e finos);
- Paletes diversas;
- Cotonetes.
Após a seleção dos materiais, da técnica utilizada, o pontilhismo (artista de referência: Henry Matisse) e com as medidas já calculadas, compôs-se o cartaz, graficamente ilustrado e legendado, de acordo à equivalência de cada princípio.
Durante a concretização desta etapa foi efetuado um registo fotográfico do trabalho desenvolvido.