Trabalhos 2021/2022

Escola Profissional Agrícola Conde São Bento (Santo Tirso)

Atividade:  Os 10 Princípios da Dieta Mediterrânica (Cartaz: 1º escalão | Vídeo: 2º escalão ou 3º escalão)

Escalão: 3º escalão: ensino secundário, profissional e superior

Vídeo | 2º e 3º escalão

Vídeo:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Memória Descritiva:
A Escola Profissional Agrícola Conde de S.Bento, situa-se no concelho de Santo Tirso. É uma escola profissional onde funcionam vários cursos, mas também é uma quinta agrícola que contribui para a sustentabilidade alimentar e ambiental. Nesta quinta produz-se queijo, leite, frutas, vegetais, vinho e licores. Todos estes produtos estão à venda na nossa casa das vendas e muito do que vem dos campos é consumido na cantina da escola. Na cantina escolar, os produtos vegetais frescos são privilegiados. Hortícolas, legumes e frutas da quinta são integrados, diariamente, nas refeições dos nossos alunos. São produzidos no local, colhidos e consumidos com elevados níveis de frescura. Este modo de produção e de consumo contribui para vários pressupostos da sustentabilidade e, por isso, cremos poder afirmar que estamos a contribuir ativamente todo o processo.
Entende-se como alimentação sustentável aquela que tem o menor impacto ambiental possível e que protege a biodiversidade e os ecossistemas. Assim, a dieta mediterrânica é considerada sustentável já que, além de ser culturalmente integrada e acessível à população, é nutricionalmente adequada e, à partida, economicamente justa. Sabe-se que a Pirâmide da Dieta Mediterrânica é uma representação gráfica abrangente, uma vez que vai para além do que se come. Na base desta pirâmide estão conceitos fundamentais como a atividade física regular, a confeção tradicional dos alimentos, a convivência que deve surgir em torno das refeições, e o respeito pela biodiversidade e pela sazonalidade. A dieta do mediterrâneo baseia-se no consumo de alimentos frescos e naturais como azeite, frutas, legumes, cereais, leite e queijo, destacando-se a importância dos vários grupos de alimentos (porções recomendadas para adultos saudáveis e alimentos que devem ser incluídos em todas as refeições principais, os de consumo diário, semanal ou ocasional).
O vídeo apresentado foi elaborado pelos alunos do 1º ano do Curso Técnico Profissional de Restaurante-Bar, no âmbito da disciplina de Tecnologia Alimentar e em colaboração com a equipa do Eco Escolas da Escola Profissional Agrícola Conde de São Bento. Com este vídeo pretende-se sublinhar a importância de estilos de vida saudáveis e sustentáveis, considerando uma base alimentar mediterrânica. O foco deste vídeo é colocado na origem geográfica e no modo de produção dos alimentos, aliado à prática da atividade física e do convívio que são também pilares do estilo alimentar mediterrânico.
Todas as imagens usadas no vídeo foram captadas no nosso contexto escolar e resultam de um trabalho de equipa onde participaram vários intervenientes da nossa comunidade educativa. Os alunos procederam à recolha de informações importantes para a construção deste projeto, consultando diversas fontes, das quais se destacam:
https://www.youtube.com/watch?v=l41R4eFH44A (acedido em 11/03/2022);
https://alimentacaosaudavel.dgs.pt/dieta-mediterranica/ (acedido em 01/04/2022);
https://alimentacaosaudavel.dgs.pt/activeapp2020/wp-content/uploads/2020/01/Padrão-Alimentar-Mediterrânico-Promotor-de-Saúde-1.pdf (acedido em 01/04/2022).
O áudio incluído no vídeo é Good Days (Yung Logos), incluída numa biblioteca digital sem reservas de copyright.
A principal missão da nossa escola é proporcionar uma sólida formação geral, científica e técnica que desenvolva as competências necessárias ao sucesso profissional e pessoal, com vista à integração plena numa sociedade em constante mudança.
Consideramos que o conhecimento, através da prática, é fundamental e que participação dos nossos alunos neste tipo de desafios é estimuladora, permitindo-lhes realizar aprendizagens sólidas e integradoras. Trabalhamos, diariamente, para formar jovens conscientes dos seus deveres de cidadania na sua dimensão pessoal, social e ambiental.
Santo Tirso, maio de 2022