Trabalhos 2021/2022

Escola EB 2,3 Dr. João de Barros (Figueira da Foz)

Atividade:  Painel dos Alimentos: Açúcar ao Lanche (1º escalão, 2º escalão ou 3º escalão)

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Resultados do inquérito, quais os alimento selecionados?
O inquérito foi realizado de forma virtual através do envio para o email institucional dos alunos de um questionário e os nove alimentos mais referidos foram respetivamente:
Sandes;
Iogurte de aromas;
Bolacha Maria;
Leite simples;
Bolachas de água e sal;
Pão de leite;
Leite com chocolate;
Sumos (polpa de fruta)
- Bolachas com chocolate.

Memória descritiva:
Foi proposto a uma turma do 7.º ano de escolaridade a construção de um painel com os alimentos processados que eles mais consomem ao lanche e analisar a quantidade de açúcar que eles contêm.
Durante o segundo período, os alunos procederam à elaboração de uma lista de alimentos que, normalmente, fazem parte dos seus lanches e, com ajuda dos coordenadores do programa Eco-Escolas, foi construído um questionário online. O documento foi enviado para todos os alunos da escola. Obtiveram no total 141 respostas tendo selecionado os nove alimentos processados que tiveram as votações mais expressivas.
De seguida, recolheram embalagens desses alimentos e analisaram os seus rótulos, procurando a quantidade de açúcares que cada uma contém. Nesta fase, contaram com o apoio de uma professora de matemática que os ajudou a realizar os cálculos, de forma a encontrarem a quantidade total de açúcar de cada embalagem.
O painel do "açúcar ao lanche" tem a base de três cartolinas e as dimensões de 1500mm x 65mm. Na execução do painel os alunos inspiraram-se num “menu quadro de giz” de um restaurante. Neste caso, a ementa foi substituída pelos alimentos processados e os preços foram trocados pela quantidade de açúcar de cada um desses alimentos. Para fixar os pacotes e invólucros dos alimentos foram usadas diversas colas tais como a cola universal, cola de baton e cola-quente. Para escrever nas cartolina preta usaram lápis de pastel branco.
O trabalho encontra-se exposto no bar da nossa escola.
No final, os alunos ficaram impressionados com a quantidade de açúcar existente nalguns alimentos que normalmente consomem.

Registo fotográfico: