Trabalhos 2021/2022

Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (Setúbal)

Atividade:  Painel dos Alimentos: Açúcar ao Lanche (1º escalão, 2º escalão ou 3º escalão)

Escalão: 1º escalão: jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Resultados do inquérito, quais os alimento selecionados?
Numa amostra (grupo turma de 10 alunos):
Leite meio gordo – 1
Cereais com chocolate – 1
Iogurte líquido – 1
Banana – 2
Gelatina Light – 1
Iogurtes de aromas – 8
Bolachas com pepitas de chocolate – 1
Pastel de Nata – 1
Sumo Bongo – 1
Pão com fiambre e manteiga – 1
Bolacha tipo Maria – 2
Iogurte grego – 1
Pão com queijo e manteiga – 1
Puré de fruta - 1

Memória descritiva:
Esta atividade resultou do trabalho desenvolvido pelos alunos da turma A (Sala2) desta Escola de Educação Especial, com multideficiência e com deficiência ligeira, associada a dificuldades de aprendizagem. Este trabalho teve com objetivo geral responder ao desafio lançado pelo Projeto “Eco-Escolas/ABAE”, no âmbito do Tema: Alimentação Saudável e Sustentável. Esta iniciativa permitiu aos alunos envolvidos na realização da mesma, tomar consciência da quantidade de açúcar contido em alguns produtos processados e consumidos habitualmente ao lanche das crianças e jovens.
Este desafio foi apresentado aos alunos de forma informal durante a hora em que estes comem o seu lanche na escola e que é preparado em casa pelas suas famílias.
Uma vez que os alunos têm poucas capacidades ao nível da leitura e da escrita, por opção estratégica, o inquérito foi substituído pelo registo fotográfico do lanche dos mesmos, num dia específico (4 de fevereiro de 2022).
Posteriormente, os alunos consultaram a página web, do Programa Eco-Escolas, com a apresentação do desafio para recolheram mais informações, desenvolvendo assim as suas competências na área de investigação.
Após a recolha desta informação, numa “mesa-redonda” e em estilo “brainstorming” foram avançadas várias ideias sobre a forma de como trabalhar os resultados obtidos e de como construir o painel informativo (converter a quantidade de açúcar contida em cada alimento dos lanches dos alunos em pacotes de açúcar granulado).
Os alunos, sob orientação dos professores, construíram o painel (1m x 1m), com recurso às fotografias do seu lanche e a pacotes de plástico transparente com açúcar, que os mesmos pesaram, de acordo com as quantidades contidas em cada um dos alimentos, por eles consumidos ao lanche.
Este desafio ao longo da sua elaboração também foi sendo divulgado na página do Facebook da Escola (processo e produto final).
Após a sua finalização, o painel foi afixado no refeitório da escola, para poder ser visionado por toda a comunidade escolar.

Registo fotográfico: