Trabalhos 2021/2022

Escola EB1/PE Dr. Clemente Tavares - Gaula (Santa Cruz)

Atividade:  Painel dos Alimentos: Açúcar ao Lanche (1º escalão, 2º escalão ou 3º escalão)

Escalão: 1º escalão: jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Resultados do inquérito, quais os alimento selecionados?
Após a realização do inquérito aos 26 alunos do 1º Ciclo verificou-se que: 6 alunos admitiram comer iogurtes líquidos; 5 alunos consomem barrinhas de cereais; 4 alunos admitiram consumir chocolate de leite; 4 alunos afirmaram consumir gomas; 4 alunos referiram consumir sumos Capri-sun; 3 alunos admitiram consumir sumos da marca Compal.

Memória descritiva:
Esta atividade foi dinamizada nas AEC`s de estudo, pelos alunos do 3º e 4º anos, da EB1/PE Dr. Clemente Tavares - Gaula com vista à participação da nossa escola no desafio nacional Alimentação Saudável e Sustentável - Painel dos Alimentos: Açúcar ao Lanche. promovido pelo Programa Nacional Eco-Escolas.
Primeiramente realizou-se um questionário aos 26 alunos das duas turmas do 1º Ciclo para aferir quais são os alimentos processados que consomem habitualmente, ao lanche.
Atendendo que o lanche servido e consumido, diariamente pelos alunos, nas escolas do primeiro ciclo da Madeira, é fornecido pela escola, seguindo diretrizes emanadas pela Secretaria Regional de Educação, logo não integram produtos processados açucarados, houve a necessidade de recorrer às refeições (lanches) realizados, pelos alunos, em casa, ao fim de semana.
Após o registo dos produtos (alimentos) consumidos pelos alunos, ao fim de semana, foi elaborada uma tabela com o registo dessas informações.
Concluída a elaboração da tabela selecionou-se os 6 alimentos mais consumidos por todos (barrinhas de cereais, iogurtes líquidos açucarados, chocolates, gomas e sumos) e procedeu-se à análise das informações nutricionais, contidas nas embalagens.
Concluída a análise procedeu-se à elaboração do Painel dos Alimentos: Açúcar ao Lanche.
O painel foi feito em suporte de cartão com as seguintes dimensões: 53,5cm de altura e 101cm de largura. No painel ficaram registados a capacidade dos alimentos assim como a quantidade de açúcar presente nos mesmos. Para ilustrar o painel utilizou-se as embalagens dos alimentos processados, recolhidos pelos alunos, de modo a dar uma maior credibilidade e fiabilidade ao trabalho.
Após a conclusão do trabalho, o painel foi colocado na cantina da escola de modo a sensibilizar a comunidade educativa para a quantidade de açúcar presente em diversos alimentos e os reflexos do seu consumo persistente, na nossa saúde.

Registo fotográfico: