Trabalhos 2021/2022

Escola EB 2,3 de Carregosa (Oliveira de Azeméis)

Atividade:  Painel dos Alimentos: Açúcar ao Lanche

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Resultados do inquérito, quais os alimento selecionados?
Foram elaboradas listas com vários alimentos e bebidas. Foi solicitado aos alunos de 9º ano (34 alunos no total) que assinalassem os alimentos que mais frequentemente consomem ao lanche quer em casa, quer na escola. Deve ser realçado que dos alimentos listados só o leite achocolatado, o sumo Compal e as bolachas de água e sal estão à venda no bufete escolar. A recolha foi feita numa caixa e os resultados foram os seguintes:
- Bebidas mais consumidas:
Leite achocolatado; Ice-Tea; Compal; Iogurte líquido; Sumol; Coca-cola
- Alimentos sólidos mais consumidos:
Bolachas (Maria, Água e sal, Oreo); batatas fritas; barritas energéticas; Chipicau

Memória descritiva:
Foi nas turmas de 9º ano, aquando da lecionação do tema “Alimentação saudável” na disciplina de Ciências Naturais, que foi sugerido que cada aluno assinalasse numa lista pré-definida os 4 alimentos/bebidas que mais frequentemente consome ao lanche. Estas listas foram recolhidas numa caixa. Foram de seguida analisadas para eleição dos alimentos/bebidas mais “votados”.
Em aulas posteriores foram analisados os seus rótulos para compreensão do conceito de nutriente. Esta foi então uma atividade planificada inicialmente em termos curriculares na disciplina de Ciências Naturais e que depois mais tarde acabou por ser articulada com a atividade proposta pelo Projeto Eco-Escolas “Açúcar ao lanche” para elaboração do painel. O Projeto Educação para a Saúde (PESES) também deu o seu contributo.
Os alunos do Clube Eco-Escolas com os dados recolhidos elaboraram o painel, usando um cartão parietal com 1,25mX0.85m, forrado com cartolinas verdes, onde foram afixadas as várias embalagens dos alimentos/bebidas, separadas pelas frases “Sabes mesmo o açúcar que bebes?” e “Sabes mesmo o açúcar que comes?”. Foram ainda afixados saquinhos de plástico com o peso em açúcar correspondente a cada alimento/bebida para maior impacto e sensibilização.
O painel foi afixado no bufete escolar em local bem visível a todos aqueles que lá se dirigirem para tomar as suas refeições.

Registo fotográfico: