Trabalhos 2021/2022

Escola Profissional Gustave Eiffel (Entroncamento)

Atividade:  Painel dos Alimentos: Açúcar ao Lanche (1º escalão, 2º escalão ou 3º escalão)

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Resultados do inquérito, quais os alimento selecionados?
https://bit.ly/3lWUCy8

Memória descritiva:
O desenvolvimento do painel dos alimentos: Açúcar ao Lanche, foi realizado pelos alunos de 1º ano (equivalente ao 8º ano) do Curso de Educação e Formação (CEF) de Empregado/ade Restaurante/Bar. Inicialmente foi lançado desafio aos alunos e definido a metodologia de trabalho e as diferentes fases do projeto: Elaboração e Análise do questionário; Contabilização da quantidade de açúcar em cada alimento; Elaboração do cartaz.
Para a elaboração da primeira fase, elaboração e análise do questionário, inicialmente os alunos definiram qual o objetivo que tinham para o questionário de forma a elaborarem as questões, tendo dividido em dois grandes grupos comidas e bebidas consumidas ao lanche, de seguida com base em um pequeno brainstorming, elaboraram uma lista de alimentos a constar em cada uma das questões de cada grupo. Com a informação das questões e possibilidades de respostas, com auxílio da ferramenta Google Forms, elaboram o questionário digital e foram partilhar com os colegas da mesma modalidade de ensino, com base nos resultados foram selecionados os alimentos mais consumidos ao lanche pelos alunos. No questionário foi deixada uma opção de resposta aberta, caso as opções apresentadas não fossem suficientes.
Relativamente à segunda fase, contabilização da quantidade de açúcar em cada alimento, esta foi realizada dentro do módulo de Nutrição com a Nutricionista Catarina Silva, onde cada aluno trouxe uma embalagem dos alimentos realizaram a análise nutricional e contabilização da quantidade de açúcar, assim como elaboração de um gráfico com a informação dos alimentos com mais açúcar para a elaboração do cartaz, próxima fase.
Na última fase a de elaboração do cartaz, entre turma, decidiu-se fazer o cartaz em formato digital para depois ser impresso. Nesse sentido com auxílio de dois softwares, Canva e Adobe Illustrator, com auxílio do professor de TIC, desenhou-se o cartaz em forma de gráfico para ser fácil perceber os alimentos com mais açúcar, depois foi impresso em várias folhas A3 a cores e colado num cartão de 1,40m de largura por 1,20m de altura. De forma a tornar o cartaz mais atrativo, as embalagens dos alimentos foram coladas com cola quente ao cartaz.
Depois de finalizado o cartaz, este foi afixado junto ao bar e refeitório da escola, de forma a lembrar os alunos dos alimentos que têm mais açúcar.

Registo fotográfico: